Comunicação Governo de Minas

O Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) assinou, nesta quinta-feira (31/8), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), via Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), protocolo de intenções para o desenvolvimento conjunto de projetos, consultorias e treinamentos em prol da indústria e do agronegócio mineiros.
O IMA e o Centro de Inovação e Tecnologia identificaram, inicialmente, cinco áreas onde essa parceria poderá começar a ser colocada em prática, todas relacionadas ao aumento de conformidade da agroindústria mineira à legislação em vigor. São exemplos: o treinamento de responsáveis técnicos; a elaboração de software de suporte aos programas de autocontrole das indústrias; um sistema para verificação de atendimento às normas de rotulagem; a implantação das boas práticas de fabricação; e a produção de materiais instrucionais para as indústrias.

Agroindústrias

O diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães, lembra que o Instituto possui cerca de 206 agroindústrias cadastradas, que trabalham com um variado leque de produtos de origem animal como mel e produtos apícolas, carne, leite, ovos, pescados e derivados destes produtos.
“A parceria do IMA com o Senai / CIT abre um novo horizonte para estes estabelecimentos, que poderão aprimorar o controle de qualidade dos seus produtos a partir do momento em que agregarem novas tecnologias ao seu modo de produção. Eles terão treinamento para os responsáveis técnicos e suporte em boas práticas de fabricação, adequando seus produtos não apenas à legislação, mas ao gosto do consumidor cada vez mais exigente quanto à qualidade e origem dos alimentos”, pondera.
“Mais que um órgão fiscalizador, o IMA vem assumindo um perfil colaborativo buscando parcerias com instituições que contribuam para a qualificação cada vez maior da produção de alimentos em Minas”, disse.
O diretor do CIT José Policarpo Gonçalves de Abreu ressalta a importância de Minas Gerais no agronegócio nacional, responsável por 25% da produção de leite, 15% dos abates de aves e 8% das exportações de carne suína do país. “Ações para aumentar a competitividade do agronegócio mineiro como as propostas nesse protocolo de intenções certamente terão reflexos em nível nacional”, afirmou.
O secretário-adjunto da Seapa, Amarildo Kalil, ressaltou no evento a importância da parceria entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento econômico, e salientou como fundamental a aplicação das novas tecnologias para a aprimoração dos processos de produção e do produto final.

Laboratórios

Marcílio Magalhães relata que o IMA possui laboratórios qualificados para a realização de análises laboratoriais e diagnósticos de apoio a diversos segmentos da atividade agropecuária, atuando na área de sanidade animal e vegetal e de inspeção de produtos de origem animal. Esses laboratórios possuem, inclusive, acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a realização de diagnósticos de doenças que podem acometer os rebanhos como por exemplo febre aftosa, raiva e peste suína clássica e diagnósticos de pragas e análise de resíduos de agrotóxicos em hortícolas.
A documentação exigida pelo IMA para o credenciamento de laboratórios já foi entregue pelo Senai, incluindo análises físico-químicas e microbiológicas em alimentos. Com isso, o IMA terá mais um laboratório apto a atender ao serviço de inspeção em Minas, naqueles casos onde forem detectadas inconformidades nas amostras coletadas nas agroindústrias. E o Senai irá aprimorar o atendimento às indústrias auxiliando-as no que diz respeito à qualidade e ao controle da sua produção dentro que previsto pela legislação.