O veículo deve participar de competição na Espanha e o projeto conta com arrecadações financeiras da população

A motocicleta elétrica é composta por alumínio. Seu motor pesa 23 kg e tem uma potência máxima de 42 000 W, equivalente a um veículo convencional de 300 cilindradas. (Foto: arquivo dos pesquisadores).

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Os estudantes do Laboratório de Mobilidade Automobilística e Urbana (Lamau), da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), construíram o protótipo de uma motocicleta elétrica para o campeonato internacional Moto Student, programado para acontecer entre os dias 15 e 18 de julho de 2021, em Aragão, na Espanha.
O grupo, fundado pela Feelt com a orientação do professor Daniel Carvalho, do curso de graduação de Engenharia de Controle e Automação, e acompanhamento do tutor Carlos Bisshochi, vice-diretor do curso de Engenharia Elétrica, é o único do Brasil a participar do evento. A competição avalia a construção e o funcionamento do veículo a partir de testes como segurança, frenagem e durabilidade da bateria, por exemplo.
Sem verba para a construção do veículo, passagens aéreas, alimentação e hospedagem, os alunos venderam água em semáforos, realizaram “galinhada beneficente” e promoveram uma vaquinha online.
Mesmo com as reuniões realizadas pela internet, o Lamau não ficou parado. Os pesquisadores continuaram a construção do protótipo respeitando as normas de higienização e distanciamento social. “Desde o início da ideia, a equipe se esforça e sabemos que nosso trabalho é de alta qualidade técnica”, revela Leonardo Natali, integrante do projeto e estudante do curso Engenharia Mecânica na UFU.
Os veículos elétricos têm baterias recarregáveis e não emitem gases que prejudicam o ambiente. De acordo com a equipe, o protótipo construído pelo grupo do Lamau/UFU entrou na competição com condições de ganhar. “Estamos com grandes expectativas sobre a competição”, afirma Natali.
A equipe conta com uma inovação tecnológica: envolvimento do público pelo barulho. “Veículos tradicionais, ao contrário dos elétricos, fazem barulho. Isso atrai as pessoas a olharem para eles, seja por apreciação ou atenção no trânsito”, explica Natali.
Além disso, o protótipo da motocicleta também oferece segurança veicular e resfriamento interno da bateria. Natali conclui: “Vamos competir de igual para igual com as melhores equipes”.

Devido à pandemia de Covid-19, os pesquisadores promovem reuniões online.