A Câmara Municipal realizou sessão solene, durante a 5ª reunião ordinária do mês de abril ocorrida no dia 20, para prestar homenagem ao 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado pela comemoração do Dia do Exército comemorado no dia 19. A história do 36º BI Mec teve início em 22 de agosto de 1961 originário do 6º Batalhão de Caçadores sediado em Ipameri – GO com o aquartelamento da 3ª Companhia/6º BC em Uberlândia.
Ascom/CMU
O autor da homenagem aprovada pelo Legislativo, vereador Raphael Leles (DEM) traçou um breve histórico do 36º Batalhão em Uberlândia e suas participações de segurança em território brasileiro e em Forças de Paz da ONU em Angola e no Haiti. A denominação para 36º BI Mec aconteceu em 18 de setembro de 2017 através da Portaria nº 1.243 do comandante do Exército.
O Dia do Exército, 19 de abril, lembra também a Batalha dos Guararapes acontecida em 19 de abril de 1648, em Pernambuco, quando o povo brasileiro, de diferentes origens, se uniu patrioticamente para combater a dominação holandesa no Nordeste do Brasil. Raphael Leles disse que a Moção de Aplauso é o reconhecimento à força e presença do Exército Brasileiro como responsável pela proteção do território nacional e os serviços prestados à sociedade uberlandense e regional com o “Braço Forte, Mão Amiga”.
O comandante do 36º BI Mec, tenente coronel de Infantaria, Regis Ribeiro Andrade, compareceu ao Legislativo a convite do presidente, vereador Sérgio do Bom Preço, para receber a Moção de Aplauso. O comandante Regis Andrade agradeceu ao Legislativo pela homenagem recebida em nome de toda tropa lembrando a missão da unidade: “Participar de operações de Defesa da Pátria, de Garantia dos Poderes Constitucionais, da Lei e da Ordem, como integrante da reserva estratégica da Força Terrestre (3ª Bda Inf Mtz) e compondo a Força de Ação Rápida (FAR) do Comando Militar do Planalto (CMP). Ficar ECD participar de operações internacionais de Paz e ações subsidiárias, dentro dos limites legais.”