Ascom/CMU
Atendendo convite da vereadora Dandara (PT) compareceu à Câmara Municipal, durante a 5ª reunião ordinária do mês de abril, dia 20, a cacique Kauane Tupinambá, representante dos indígenas não aldeados em Uberlândia que ocupou a tribuna para falar sobre a comemoração do Dia do Índio, comemorado no dia 19 passado. A vereadora Dandara lembrou as diversidades dos povos originários em termos culturais, linguísticos e étnicos e pediu a todos vereadores que busquem acompanhar as lutas deles em busca de espaços de poder, voz e protagonismos.
A cacique Kauane Tupinambá iniciou sua fala lendo uma versão do Pai Nosso feita pela falecida cacique Poty Tupinambá, que liderou os índios não aldeados na cidade até sua morte. Kauane Tupinambá afirmou que o egoísmo do homem branco cresce a cada dia e os massacres contra os povos originários já duram mais de 500 anos; que o Brasil não foi descoberto mas invadido e saqueado pelos colonizadores que destroem rios e matas. Kaune Tupinambá informou que na cidade são várias as etnias que tiveram suas terras invadidas e se viram obrigados a viverem em centros urbanos.
A presença de índios não aldeados em Uberlândia se espalha por vários bairros e assentamentos e participam da vida da cidade ao mesmo tempo em que mantêm as tradições originais mantendo uma oca na avenida Chapada dos Guimarães 1.995, que pode ser visitada pelos vereadores para que conheçam as ações deles na defesa dos povos indígenas de suas culturas e línguas. Kaune Tupinambá reconheceu a justa homenagem que a Câmara Municipal prestou ao Exército Brasileiro mas que os povos indígenas não deveriam ter sido esquecidos pelo Legislativo.