Ascom/CMU
O presidente da Associação de Proteção aos Animais (APA) de Uberlândia, Elson Torres Pereira, compareceu à 5ª reunião ordinária do mês de maio realizada no dia 07. Elson Pereira ocupou a tribuna a convite do vereador Leandro Neves (PSD) para informar sobre a situação financeira e operacional da APA, em crise severa depois de 25 anos de funcionamento e tendo já atendido mais de 35 mil animais.
Elson Pereira disse que durante a pandemia da Covid-19 a entidade ficou impedida de realizar eventos para arrecadação de fundos e as arrecadações caíram mais de 80%; que a verba que recebem do Município, R$8.300,00 por mês, não é suficiente para oferecerem castração, alimentação, tratamentos, internações e organizarem as adoções, custos que somam à folha de pagamento e totalizam mais de R$40mil mensais. Atualmente são mais de 500 animais atendidos, principalmente cães e gatos. Elson Pereira disse que sugeriram a ele a demissão de pessoal mas que isso não é possível porque a entidade precisa de pessoas capacitadas e especializadas para realização dos atendimentos.
A visita ao Legislativo, disse Elson Pereira, serve para mostrar os serviços da entidade, que totalmente legalizada, possui abrigo próprio e declarações de utilidade pública municipal, estadual e federal. Precisam de ajuda, reforça Elson Pereira, porque sobrevivem apenas nesse mês de maio; junho ninguém sabe e se fechar pode ocorrer um problema de saúde pública com a proliferação e animais circulando na cidade sem qualquer tipo de atendimento e acompanhamento.
A vereadora Liza Prado (MDB) relatora da Comissão de Meio Ambiente e Defesa Animal, considerou que os protetores dos animais são pessoas de grande sensibilidade e por isso pessoas melhores. Segundo Liza Prado a entidade precisa de recursos mas também de políticas públicas que tragam recursos orçamentários e que a Comissão agendará reunião como o prefeito, Secretaria de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente para discutirem providências urgentes porque o problema é de saúde pública e saúde ambiental.
O vereador Leandro Neves ressaltou a importância da APA para a saúde pública e por isso está vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e que é preciso mobilizar uma rede de apoio, de parcerias e buscar recursos através de ações de deputados estaduais e federais bem como todos os vereadores mobilizarem suas bases eleitorais e partidárias para captarem recursos junto à sociedade uberlandense. A vereadora Cláudia Guerra (PDT) colocou seu gabinete à disposição e que no atual contexto devemos buscar a redução dos danos porque é problema de saúde pública.