Durante a cerimônia, o roteiro recebeu elogios pelos detalhes e pela qualidade da escrita
O festival de cinema nacional Cawcine visa a incentivar e estimular obras audiovisuais de todo o Brasil (Arte: Cawcine)
“Existem seres pensantes, radiantes, no Norte e Sul do nosso país”. É com essa afirmação que a oradora da cerimônia do festival Cawcine, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 16 de abril deste ano, entrega a premiação de “Melhor Roteiro” para a websérie Versos do Subverso, produzida por alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o estudante Ítallo Vieira, do curso de Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A obra, que tem quatro episódios, foi idealizada por Lara Pires, do curso de graduação em Teatro; com a participação de Deborah Caprioli, do curso de Dança; Alícia Benfato, do curso de graduação em Ciências Biológicas; e o Humberto Torres, formado em Artes Visuais pela UFU.
A websérie aborda reflexões sobre os poderes da imaginação e a complexidade da mente humana. A protagonista, interpretada por Pires, apresenta o Subverso, uma realidade paralela criada por si, onde foge dos dramas cotidianos e se permite a imaginar as infinitas possibilidades fantasiosas.
“As pessoas confiaram no meu roteiro. Acreditei e estou muito feliz pela premiação”, comenta Pires (Foto: Lara Pires)
Versos do Subverso foi elaborada em 2020, para o Festival Entre Artes (do Instituto de Artes UFU), cujo objetivo é destacar produções das áreas de teatro, música, dança e artes visuais. Nesse evento, a websérie também conquistou o título de melhor produção.
“Comecei a compartilhar esses escritos em uma página, quando Déborah sinalizou o desejo de dançar as minhas criações. Humberto animou a minha imaginação e Ítallo traduziu meu pensamento em imagem, fazendo uma leitura sensível do texto e do movimento. E, assim, nasceu Versos do Subverso”, conta Pires.
A iniciativa cinematográfica propõe uma leitura sensível às relações pessoais e interpessoais, e pretende transmitir ao espectador parte do que somos e do que podemos nos tornar. “Fazia meses que um projeto cinematográfico não me despertava tamanho interesse. Creio que a websérie me reconectou de maneira afetiva e sincera com a minha identidade criativa para o audiovisual”, revela Vieira, diretor da obra.
Inspirada em “Um sopro de vida”, de Clarice Lispector, esta iniciativa tem a trama desenrolada pelas palavras-chave: impedimento, descoberta, existência e catarse, que é a libertação de sentimentos (Edição e Fotografia: Ítallo Vieira)
A produção havia sido indicada em duas categorias, melhor figurino e melhor roteiro na modalidade séries, e levou o prêmio de melhor roteiro no Festival Cawcine. A série competiu com grandes produções do Brasil inteiro, como a websérie “22”, de Plínio Scambora, conhecido diretor de videoclipes e filmes, como o longa-metragem “Amiga do Inimigo”, da youtuber Viih Tube.
Cena do episódio um, chamado “Coisa do Meu Pai” (Ilustração: Humberto Torres)
Pires, satisfeita com a premiação, revela a sua inspiração para o portal Comunica UFU: “a escrita sempre foi um refúgio. Então, comecei a produzir crônicas, observava o cotidiano do prédio e fantasiava tudo. Aquele cheiro de perfume ganhou um personagem e uma ação”.
Créditos da websérie Versos do Subverso:
Roteiro e Atuação : Lara Pires
Direção, Edição e Fotografia: Ítallo Vieira
Coreografias e Atuação: Deborah Capricoli
Direção de Arte, Animações e Ilustrações: Humberto Torres
Assistência de Direção e Produção: Alícia Benfato e Lara Pires
Participação Especial: Paulo Lima
Música: Klüber – Apostasia