Ascom/UFU

Doação de leite humano salva vidas
Especialista orienta sobre amamentação e doação de leite materno durante a pandemia

Foto: Marília Neves (Banco de Leite HC-UFU)

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para os bebês. Entretanto, em alguns casos, recém-nascidos não podem ser alimentados pela própria mãe. Neste momento, um ato de amor pode salvar vidas: a doação de leite materno.
Com a pandemia, muitas mulheres ficaram apreensivas em manter o aleitamento, temendo a contaminação dos bebês. Este fato impactou também nas doações. Por isso, para celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, em 19 de maio, a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) definiu como tema da campanha de 2021 o slogan “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”.
De acordo com os especialistas, não há, até o momento, evidências científicas de que o coronavírus possa ser transmitido pelo leite humano. “O principal risco de contaminação é pelas vias respiratórias de mães infectadas; por isso, recomenda-se o uso de máscara facial, cobrindo completamente nariz e boca, e a higienização das mãos antes de amamentar, tocar o bebê ou extrair o leite materno”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), Marília Neves.
A coordenadora ressalta, ainda, que as doações de leite humano podem continuar sendo feitas durante a pandemia. “Todas as mulheres com excedente de leite e que estejam saudáveis podem ser doadoras. Aquelas que tiveram Covid-19, após o período de isolamento de 15 dias, também podem doar, assim como as que já se vacinaram”, afirma.
Importância da Doação
Estudos mostram que bebês prematuros ou com patologias, alimentados com leite humano, apresentam mais chances de recuperação, ganham peso mais rápido, se desenvolvem com mais saúde e ficam protegidos de infecção.
O Banco de Leite Humano do HC-UFU/Ebserh segue todas as normas de segurança previstas na legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite Humano no Brasil, a RDC Nº 171. Para ser doadora, basta ligar (34) 3218-2666 e uma equipe irá até a residência coletar material para exames e repassar orientações relacionadas à ordenha e ao armazenamento do leite materno. “As doadoras recebem frascos de vidros e, semanalmente, nossa equipe busca o leite ordenhado pela própria mãe doadora”, conta a coordenadora do Banco de Leite Humano.
Para ser oferecido aos bebês internados no HC-UFU, o leite doado pa