Flores, que são típicas do cerrado, recebem cuidados especiais da Futel ao longo de todo o ano

Comunicação/ Futel

Quem corre ou caminha pelo Parque do Sabiá nesta época do ano sempre se surpreende com a beleza dos ipês existentes em alguns pontos à beira da pista. Isso porque as árvores começam a florir no outono e passam a colorir a paisagem do principal cartão postal de Uberlândia. Para mantê-los bonitos e saudáveis, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) mantém cuidados especiais ao longo de todo o ano, como irrigação, adubação e controle de pragas.

Os ipês, além de exuberantes, são considerados umidificadores naturais do ar e têm raízes bastante profundas. Dentre as árvores mais belas no Parque do Sabiá, estão os ipês rosas localizados próximo ao Jardim Sabiá, que está com mais 60% de suas obras concluídas, perto da entrada do Tibery e de frente aos campos de futebol. “A Futel tem muito cuidado com toda a vegetação do Parque do Sabiá, o que fica ainda mais evidente nesta época do ano, quando os ipês começam a florir. Todos que passam pelo local ficam encantados com a beleza dessa árvore”, destacou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Flores típicas do cerrado, os ipês florescem em períodos diferentes, de acordo com sua cor. Os ipês rosas são os primeiros a florescerem e passam a embelezar as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Em agosto, por fim, são os ipês brancos.

A frequentadora Ana Cláudia Roudan, moradora do bairro Osvaldo Rezende, elogia. “Fazia tempo que não vinha ao Parque do Sabiá e fiquei surpresa ao encontrar tudo tão florido. Os ipês são um espetáculo à parte e embeleza ainda mais esse lugar maravilhoso”, completou.

Plantios nos últimos anos

Em 2017, foram plantadas 30 mudas de ipês, nas cores roxa, amarela e branca, ao lado da sede da Futel. As árvores devem atingir a idade adulta em 2023, mas duas delas já começaram a florir.

Já em 2019, para marcar simbolicamente a realização do Torneio Pré-Olímpico de Vôlei Feminino em Uberlândia, a Prefeitura plantou 18 mudas de ipês no estacionamento da Arena Sabiazinho. As árvores devem alcançar a idade adulta em 2025.