Trabalho inicial da equipe é de aproximação e mapeamento das pessoas que precisam de cuidados

Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Profissionais da nova equipe do Consultório na Rua começaram a atuar nesta segunda-feira (2). Para a retomada do projeto, foi estabelecido que neste momento será feito um trabalho de aproximação com as pessoas em situação de rua e um mapeamento das principais necessidades dessa população. Nas últimas semanas, esses profissionais de saúde passaram por um processo de capacitação, de forma a otimizar e aprimorar os atendimentos.

O projeto itinerante acontece sob a gestão da organização social Missão Sal da Terra conforme diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde. O novo modelo conta com uma equipe multiprofissional, oferecendo atendimento médico, de enfermagem, psicológico, de assistência social, e, ainda, com o apoio de um técnico em saúde bucal.

Nos próximos dias, os profissionais vão passar pelos pontos da cidade que já são conhecidos pela presença dessa população em situação de rua. Foi elaborado um questionário a ser preenchido pelos profissionais de saúde, de maneira a fazer um diagnóstico inicial e mapeamento de suas condições de saúde e necessidades mais prioritárias, para então definir estratégias de intervenção assistencial e elaboração de um plano de cuidado a cada um deles.

Além disso, esse momento inicial também vai servir para a aproximação da equipe com essas pessoas que precisam de assistência. Para a coordenação do projeto, o vínculo e a relação de confiança entre o profissional da saúde e a população que vive nas ruas é essencial para que o atendimento seja eficaz.

Com a reformulação do projeto, a intenção é fazer com que o Consultório na Rua se torne parte da rotina dessa população mais vulnerável. “Nós vamos estabelecer os locais em que a presença do consultório seja mais necessária e estabelecer um cronograma. A intenção é criar vínculos com essas pessoas, queremos que todos saibam que em um determinado dia da semana o Consultório na Rua esteja em determinado ponto da cidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Reformulação

O processo de reestruturação do projeto Consultório na Rua aconteceu devido à realocação dos profissionais que foram remanejados pela alta demanda gerada pela pandemia do coronavírus. Durante esse tempo, a população vulnerável permaneceu assistida e monitorada pelas equipes das unidades de saúde.

O projeto Consultório na Rua vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Por ser itinerante, as equipes estarão em um veículo totalmente equipado em pontos específicos oferecendo diversos serviços. Em casos em que os profissionais identificarem um cuidado que fuja do padrão, o cidadão será direcionado para as unidades de saúde de apoio, que serão referenciadas de acordo com a região onde estiver a equipe.

Todo trabalho é compartilhado e integrado às unidades de saúde da rede municipal, aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e aos demais serviços de Urgência e Emergência.