Ivan Santos – Jornalista
O presidente do Brasil, Lua da Silva está na China e tem encontro marcado com o líder chinês Xi Jinping para assinar vários tratados diplomáticos, culturais e comerciais.
Lula está diante de um controverso e ambicioso plano chinês de investimentos em infraestrutura conhecido aqui no ocidente como “Nova Rota da Seda”. Esta assunto já oi analisado há dias por diplomatas brasileiros que farão o relato dos detalhes e das consequências ao chefe do governo do Brasil.
Ainda não sabemos de Lula vai aderir integralmente ao projeto chinês, mas o assunto deverá ser tema da conversa do presidente brasileiro, amanhã, com o presidente chinês
Alguns analistas internacionais dos negócios da China ouvidos recentemente pelo BBC News Brasil disseram que as autoridades chinesas querem algum aceno do Brasil à iniciativa do governo chinês.
De acordo com negociadores brasileiros, embora os chineses sempre acenem com o assunto nas trocas diplomáticas, dessa vez eles se mostram dispostos a exercer pressão para que o Brasil assuma compromissos que interessam à China nas disputas comerciais internacionais.
O Brasil, no entanto, ainda nada decidiu e o presidente Lula vai apenas iniciar um estudo formal sobe a Rota da Seda e com dois objetivos prioritários: ampliar o mercado chinês para a venda de produtos brasileiros e atrair empresas de alta tecnologia para movimentar o parque industrial brasileiro.
O encontro do chefe do governo do Brasil com o líder chinês está previsto para amanhã. Só depois desse encontro poderemos saber o que Lula e Xi Jinping acertaram.