Ivan Santos – Jornalista

O mundo político e os cidadãos preocupados com o Brasil no presente e no futuro esperam, para amanhã, a leitura na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) a leitura do pedido de instalação das investigações sobre os atos de vandalismo na sede dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, no dia 8 de janeiro passado, em Brasília.
No princípio, o governo resistiu à instalação da CPMI sob a alegação de que as investigações poderiam atrapalhar o andamento natural das votações de projetos essenciais no Congresso.
A sociedade democrática do Brasil pressionou os congressistas e os fez ver com clareza que os atos de vandalismo ocorridos no passado 8 de janeiro e as acusações da oposição de que o governo fora conivente com os vândalos, obrigou a camada esclarecida do Congresso a optar pela CPI. Então que se instale a CPI e que as investigações apliquem a lei sobre os responsáveis pelo vandalismo e por agressões antidemocráticas. Quem violou a lei e a ordem democrática que pague pelo que vez com irresponsabilidade seja da esquerda, do centro ou da direita.
Os membros do Poder Legislativo não poderão ignorar os atos de vandalismo cometidos irresponsavelmente no passado dia 8 de janeiro. Atos que ignoraram as leis em vigor no País e resultaram em desordem sem responsabilidade. Que cada ator e atriz preso em Brasília ou que a distância financiou a desordem responde pela maldade que praticou ou ajudou a praticar. A CPMI tem tudo para virar um circo, mas a sociedade poderá se posicionar e cobrar responsabilidade de todos os parlamentares.
Tem gente que espera a instalação da CPMI para iniciar um espetáculo mistificador para encobrir a realidade. Muitos não querem investigar nem apurar a verdade sobre o que ocorreu. Querem, sim, é criar uma parafernália para confundir a opinião pública e denegrir adversários políticos.
Se não houver acidente de percurso, a CPMI da Verdade vai começar amanhã e os deputados e senadores nela envolvidos terão a responsabilidade de passar o Brasil a limpo e garantir que quem cometeu vandalismo pague na forma da lei após submeter-se ao devido processo legal. É hora de mostrar ao mundo que a democracia no Brasil não é uma formula desclassificada e enganosa. É democracia de verdade com responsabilidade de todos.