Ivan Santos – Jornalista

O ex-presidente Capitão Mito Bolsonaro poderá se ver novamente metido em outra encrenca com a Justiça, Os principais jornais do País, na semana passada informaram que políticos e simpatizantes do ex-presidente organizaram uma “Vaquinha na Internet” e pediram aos simpatizantes que o político inelegível recebesse doações via PIX para pagar multas a ele cobradas pelo estado e despesas judiciais. Segundo vários jornais o Mito recebeu até no final da semana passada R$ 17 milhões de doações.
Ao responder a jornalistas sobre o assunto em Santa Catarina, na semana passada o Capitão assim se expressou: “Obrigado a todos aqueles que colaboraram comigo no Pix há poucas semanas. O dinheiro dá para pagar tidas as minhas contas e ainda sobra dinheiro aqui para a gente tomar um caldo de cana e comer um pastel com a Dona Michelle”.
A realidade indica que o dinheiro foi doado por simpatizantes do político com uma finalidade específica: pagar muitas e custas judiciárias. Não foi doado para Bolsonaro pagar contas de materiais de consumo próprio como caldo de cana e pasteis.
Segundo o relatório da COAF, o Capitão Mito recebeu R$ 17,1 milhões entre os dias 1 de janeiro e 4 de junho; O valor é oito vezes oque ele declarou em bens ao TSE. Os amigos e simpatizantes do Mito disseram na semana passada que vão manter a campanha até que as doações cheguem a 22 milhões. O mito disse que o dinheiro arrecadado r por ele recebido está numa conta que rende juros.
A professora Elzabeth Almeida Meirelles, da Faculdade de Direito de São Paulo disse que as doações forram efetuadas com finalidade específica anunciada no pedido de ajuda. Ou seja, pagar custas judiciais e muitas. Segundo ele, se o beneficiário usar o dinheiro para outro fim os doadores podem se sentirem lesados e denunciar o desvio de finalidade das doações a acionar o beneficiário na Justiça. Se usar o dinheiro doado para pagar despesas pessoas como caldo de cana e pasteis o Mito poderá se envolver em mais um processo na Justiça. O Brasil é uma Republica que tem leis para serem cumpridas. E bom esperar para conhecer o desfecho desse ópera bufa bolsonaristas.