Ivan Santos – Jornalista
O famoso jogador de futebol brasileiro, Waldir Pereira, mais conhecido como Didi, disse um dia uma frase que se tornou famoso no ambiente político: “Treino é treino e jogo é jogo”. Esta advertência serve muito bem para o presidente da Argentina, recém empossado, Javier Milei.
Quando candidato Milei fez promessas espetaculares e prometeu consertar a economia desorganizada na Argentina, Após a possa Milei cortou 9 dos 18 ministérios do País para sinalizar um governo austero. Agora não valem mais sinalizações. O presidente precisa apresentar soluções para os problemas sociais e econômicos do País.
Não será fácil resolver os problemas econômicos e sociais da Argentina hoje. A inflação da Argentina está em 140% em 12 meses e a pobreza já atingiu mais de 40% . O descontrole cambial é i naus da história do País e o governo não tem reservas para honrar os compromissos assumidos com credores. Alguns economistas do País preveem que inflação chegará a 200% até o fim do ano que vem.
O presidente MIlei prepara um pacote de medias enérgicas e corajosas para reformar o modelo econômico da Argentina. Quem apoiou Milei e quem é contra o governista. Quem apoiou Milei e quem é contra o governo chefiado por ele espera para ações vigorosas para tirar a Argetina do atolei. O prazo máximo para Milei mostrar que tem planos para combater a inflação, pelo menos, até meados do ano que vem. Se ão houver mudanças positivas os organizados sindicatos argentinos poderá levar milhares para as ruas. Ai Milei vai perceber que jogo não ´e treino.
Miley pega, como Bolsonaro também pegou, um país destroçado.Resolver em pouco tempo a situação seria um milagre, pois a Argentina padece hoje de problemas sérios e de difícil solução. Prometer todo mundo promete, a realidade nua e crua não incentiva nem comove o eleitorado.Mas Miley parece bem intencionado e eu o parabenizo pelo primeiro passo, cortando despesas. Ninguém faz milagres. Espero que a Argentina, este páis bonito, recupere a sua dignidade. Nas mãos de quem estava nada poderia acontecer de bom…