Ivan Santos – Jornalista
Em Uberlândia e em todos os municípios do Brasil, os dirigentes dos Partidos da Situação e da Oposição já conversam com a intenção de construir coligações para disputar as eleições deste ano.
Em Uberlândia a eleição será de grande importância porque o atual prefeito, Odelmo Leão, muito bem avaliado pela população municipal cumpre o segundo mandato e, por esta razão, não poderá à candidato à reeleição. O Partido do prefeito (PP) tem um foco um pré-candidato, o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira; O prefeito tem dito que depois de março ou abril o PP fará uma pesquisa de intenções de votos e ele apoiará o candidato que tiver chance de ganhar a eleição.
O primeiro turno da eleição deste ano – para prefeito e vereador – será no dia a 6 de outubro e o segundo, dia 27 do mesmo mês
Mais de 500 mil eleitores estão habilitados em Cerca de 7 milhões de eleitoras e eleitores estão habilitados para votar neste ano em Uberlândia; ~E o segundo colégio eleitoral de Uberlândia depois do da Capital do Estado, Belo Horizonte.
Os aspirantes a prefeito e a vereador em Uberlândia são vários. Os mais comentados são: o vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira, a deputada federal Dandara (P) e os deputados estaduais Leonidio Bolsas, Cipriano Caporezza e Elismar Prado. Há vários aspirantes que estão na lista somente para avaliar possibilidades eleitorais.
Aproveitamos para lembrar que o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens maiores de 16 e menores de 18 anos. Apenas estrangeiros e convocados para o serviço militar obrigatório não podem votar.
As convenções dos partidos para a escolha e homologação dos candidatos podem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto deste ano.
Há uma força correndo por fora, porém sem qualidades reconhecidas e suficientes para assumir um governo que deverá reger a vida política deste grandioso município.