Ivan Santos – Jornalista
Hoje é o último dia de Carnaval. Em ano de eleições os dirigentes partidários só começam a articular estratégias para escolher os candidatos depois do Carnaval. Nas eleições deste ano serão renovados prefeitos e vereadores em todos os municípios do País. Em Uberlândia o prefeito Odelmo Leão, cumpre o segundo ano de mandato e não poderá ser candidato à reeleição. O partido do prefeito, o PP tem a intenção de lançar o vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira para conquistar o direito de administrar o município de 2025 a 31 de dezembro de 2028.
Os partidos da situação (os que apoiam a atual administração podem se unirem ao PP e apoiar o candidato oficial que poderá ser o vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira. No entanto, o prefeito disse no final do ano passado que o candidato da situação sairá de pesquisas de intenções de votos que serão feitas a partir de março. Quem despontar na preferência popular será o candidato. Figuram nas listas de especuladores da Situação o deputado estadual Leonídio Bolsar e o vereador Antônio Carrijo.
Na oposição o candidato de maior destaque só vai aparecer depois de março. Há nomes na pista de corrida, ainda não posicionados na pista de decolagem. Entre eles a deputada federal Dandara, do PT e o deputado estadual, Cipriano Caporezzo do PL de Jair Bolsonaro.
Eleição de prefeito é uma competição difícil e os experientes dirigentes partidários sempre procuram outros partidos para formar uma coligação que reúna representantes de diferentes representações da sociedade local. As conversas para formar coligações com partidos diversas começa a partir de amanhã na Situação e na Oposição. Podemos esperar por algumas surpresas.