Ivan Santos – Jornalista

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral neste ano152 milhões de eleitores no Brasil estão aptos a votar para escolher novos prefeitos e vereadores nos 5.565 municípios do País.
A partir deste mês de março o Portal do TSE vai publicar todo dia 6 do mês em tela as matérias relevantes baixadas pela Justiça Eleitoral sobre as eleições.
Qualquer cidadão ou cidadã com direitos políticos e cujo nome seja homologado por um partido político poderá ser candidato ou candidata neste ano, a prefeito ou vereador.
O voto de cada eleitor é um importante instrumento de mudança política e social no Brasil. É preciso que cada eleitor escolha soberanamente o candidato que ele entender que é o melhor qualificado para administrar a prefeitura ou representar os interesses do povo na Câmara Municipal. Esta soberania assegurada pela Constituição é importante para solidificar o regime democrático no Brasil.
Possuir o título de eleitor é mais uma das formas de reconhecimento da cidadania, uma vez que é um documento oficial de identificação. Votar solidifica essa cidadania, uma vez que expressa a força contida no poder que cada eleitor-cidadão carrega em seu voto. Além de caracterizar a pessoa que comparece livremente às urnas para registrar sua escolha representativa, por outro lado, o cidadão é quem tem o poder, o dever e o direito de votar.
Aqui fica uma recomendação: não basta votar e eleger um agente político. É preciso, depois da eleição, acompanhar o trabalho do prefeito e do vereador e se manifestar em apoio ou em reprovação. O foco de toda administração publica deve ser o bem-estar coletivo.