Ivan Santos – Jornalista
Brotou e cresce em todo o Brasil e Movimento Brasil sem Zoos. Os idealizadores produziram um abaixo-assinado que já contém milhares de assinaturas de cidadão independentes brasileiros que pedem a governadores e prefeitos que, em defesa dos animais selvagens, encerrem o cativeiro deles nos Zoológicos. Seria uma ação positiva para melhorar o Meio-Ambiente. Uma cópia do abaixo-assinado será enviada ao presidente da República com pedido de apoio.
Os signatários do documento lembram que “a liberdade deve ser um direito garantido a todos os animais, não somente aos humanos.
Os Zoológicos são considerados hoje prisões medievais onde homens e mulheres que os administram caçam animais selvagens no ambiente onde vivem livres e os escravizam sadicamente em jaulas que não criam nenhuma utilidade no ambiente onde estão. No passado os zoológicos foram usados para atrair a curiosidade das pessoas que não conheciam animis exóticos criados em países distantes. Hoje essa curiosidade poderá ser satisfeita através do cinema, televisão e outros meios de comunicação visual. Não tem mais sentido racional gastar dinheiro e tempo para manter animais presos num zoológico porque eles já não despertam curiosidade.
Hoje entendemos que é preciso adotar providências para garantir a dignidade dos animais não humanos. Então é preciso fechar os zoológicos e devolver os animais escravizados à natureza de onde nunca deveriam ter saído.
O Zoológico de Uberlândia, instalado no Parque do Sabiá é uma aberração. A Prefeitura gasta milhões por ano para cuidar e tratar de animais que hoje em dia não despertam mais a atenção de ninguém. O tempo de prender animais em jaulas já passou. O momento exigia racionalidade para libertar todos os animais cativos devolvendo-os ao habitat natural onde nasceram. Pense nisso o prefeito. Pensem nisso os pré-candidatos a prefeito que já circulam pela cidade…