Equipes de vacinação estarão no Terminal Central e nas escolas públicas; iniciativa integra plano de ação determinado pelo prefeito Odelmo Leão e começa na segunda (27), com aplicação de doses da vacina contra a gripe
Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
No enfrentamento ao atual período emergencial de aumento de casos de síndromes respiratórias no município, a Prefeitura de Uberlândia iniciará uma vacinação em massa a partir da próxima segunda-feira (27). Como parte do plano de ação determinado pelo prefeito Odelmo Leão, a Secretaria Municipal de Saúde viabilizará um ponto de vacinação extra no 2º andar do Terminal Central, próximo à entrada da av. João Naves de Ávila, de 27 a 29 de maio e de 3 a 7 de junho, com atendimento das 8h às 17h. O intuito é ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza.
Em outra frente, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fará uma busca ativa das crianças e profissionais da educação nas escolas públicas que ainda não se vacinaram. O trabalho começará pelas escolas do setor Oeste.
“A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença com internações ou, até mesmo, óbitos principalmente nos grupos de alto risco. Por isso, é preciso que essas pessoas compareçam aos pontos de vacinação para receber a dose”, enfatizou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.
A 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começou no dia 25 de março e até o momento foram aplicadas 109 mil doses. Isso representa 40,05% da cobertura vacinal em relação ao público-alvo. Desde o início de maio, as doses estão liberadas para toda a população acima dos seis meses, mas ressalta-se que o público a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 após o parto) e crianças devem garantir o quanto antes a proteção já que são mais suscetíveis às complicações da doença.
Locais de vacinação na cidade
Além do ponto extra de vacinação no Terminal Central e da busca ativa nas escolas, as doses da vacina da gripe estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), das 7h30 às 16h30, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, das 8h às 21h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 18h30. Nas UBSs dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, o atendimento é das 8h às 21h. Clique aqui e confira os endereços das unidades no Portal da Prefeitura.