Competição será realizada em São Paulo (SP) até 7 de junho, com a participação de representantes de diversos países
Divulgação/Futel
O paratleta Mateus Carvalho, o assistente esportivo Oscar Carvalho e o treinador Glênio Fernandes – integrantes de equipes da Prefeitura de Uberlândia e associações parceiras – disputam, a partir desta quarta-feira (29), a 2024 World Boccia Cup. O mundial de bocha será realizado em São Paulo (SP) até o dia 7 de junho, com a participação de representantes de diversos países.
Na última semana, Mateus, Oscar e Glênio treinaram com os demais integrantes da seleção brasileira de bocha no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Mateus Carvalho e Oscar Carvalho fazem parte da equipe formada pela parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube. Já o treinador Glênio Fernandes é profissional de educação física da Futel e integra a equipe formada pela fundação em parceria com a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e o Praia Clube.
“A preparação tem sido intensa e a expectativa é que Mateus alcance grandes resultados, especialmente porque busca uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, competição que acontece entre 28 de agosto e 8 de setembro”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Conquistas
Considerado um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira, Mateus Carvalho tem, entre seus principais resultados, a medalha de ouro na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2023), o tetracampeonato brasileiro (2015, 2018, 2022 e 2023), as medalhas de ouro nas disputas por pares e por equipe na Copa América (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021) e prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022). Além disso, Mateus esteve entre os representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.