Com investimentos da Prefeitura de Uberlândia, durante a gestão Odelmo Leão, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor ganhou sede própria, ampliou a oferta de serviços e agora conta com aplicativo para smartphones; de 2017 a 2013, órgão garantiu o atendimento de mais de 300 mil pessoas

Procon Uberlândia/Divulgação

Com mais de 300 mil pessoas atendidas nos últimos sete anos, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia completa 38 anos de história nesta terça-feira (4) muito mais acessível à população. Somente neste ano, o órgão da Prefeitura de Uberlândia lançou o atendimento por meio do aplicativo Fale Procon Uberlândia e criou, junto a parceiros, dois novos núcleos para auxiliar a população, o de fiscalização do comércio eletrônico e o de atendimento aos superendividados. As melhorias implementadas pela gestão municipal, desde 2017, também incluem inauguração da nova sede, aprimoramento dos serviços prestados e legislação local e execução do programa “Mutirão Dívida Zero”.

“Seguindo as diretrizes do prefeito Odelmo Leão, que sempre nos determinou trabalhar em ações que realmente auxiliem e facilitem o acesso da população ao serviço público, temos conseguido fazer com que o Procon Uberlândia esteja cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e sendo referência para outras cidades. Hoje, o cidadão encontra nossos serviços por diversos canais: temos a página no Portal da Prefeitura, o Disque Procon 151, o aplicativo para smartphones Fale Procon Uberlândia e circulamos com equipes pela cidade por meio do Procon Móvel, que foi criado em 2010, durante o segundo mandato do Odelmo à frente da Prefeitura”, ressalta o superintendente Egmar Ferraz.

De 2017 a 2023, 146.383 atendimentos ocorreram presencialmente ou pela página Fale Procon Uberlândia. Outros 173.568 atendimentos foram registrados pelo 151 e, no mesmo período, quase 10 mil estabelecimentos passaram por fiscalização. Além disso, quase 14 mil audiências foram realizadas desde 2018 e cerca de 11,5 mil acordos foram celebrados nos últimos dois anos, garantindo a proteção de direitos dos consumidores.

Em outra frente, a superintendência se tornou parceira de órgãos como as agências nacionais do Petróleo (ANP) e de Transporte Terrestre (ANTT). Também ocupa uma cadeira na presidência do Fórum dos Procons Mineiros (FPM), o que coloca a cidade como referência para capacitar agentes públicos de todo o país, compartilhando experiência e contribuindo para a melhoria do sistema nacional de defesa do consumidor.

Confira a seguir algumas ações da atual gestão municipal que tornaram o Procon Uberlândia mais eficiente, acessível e tecnológico:

• Sede Própria: inaugurada em agosto de 2019, a sede do Procon Uberlândia passou a oferecer melhor infraestrutura para usuários e colaboradores. Localizado na avenida Benjamin Magalhães, 3, bairro Tibery, o prédio tem mais de 1,2 mil m² de área construída com acessibilidade e equipe técnica capacitada.
• Ampliação da acessibilidade: desde 2022, os computadores do órgão contam aplicativo de comando de voz para auxiliar no atendimento de consumidores cegos ou com baixa visão; em 2023, o Procon Uberlândia também passou a contar com a plataforma de tradução em Libras “Mãos que Conectam”, que auxilia no atendimento presencial de quem possui deficiência auditiva.
• Ampliação de canais de comunicação: desde março de 2024, a superintendência pode ser acionada pelo app Fale Procon Uberlândia, disponível para sistemas Android e iOS. Além disso, o órgão atende presencial em sua sede, pela página oficial no Portal da Prefeitura e pelo telefone Disque Procon 151.
• Mutirão Dívida Zero: criado há dois anos, o programa já auxiliou na recuperação fiscal e financeira de mais de 15 mil pessoas nas edições de 2022 e 2023 ao facilitar o acesso dos consumidores à renegociação de dívidas junto a diversas empresas e instituições.