Além da construção do 13º reator biológico, Dmae realiza manutenção preventiva nos demais biorreatores
Divulgação/Dmae
As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, sob gestão do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), atingiram 39% de conclusão com o início da pintura do revestimento da estrutura do novo reator, que garantirá aumento na capacidade e eficiência no tratamento efluentes no Município. O próximo passo serão as instalações hidráulicas, com tubulações e elementos internos.
A ordem de serviço para início da obra foi assinada pelo Prefeito Odelmo Leão em janeiro de 2023. Após a conclusão, a ETE Uberabinha aumentará sua capacidade e a qualidade do tratamento de esgoto da unidade.
Além da construção do 13º reator biológico da ETE, outros biorreatores, com volume aproximado de 5.450 m³ e vazão de 176 litros/segundo por reator, estão passando por reforma e melhorias estruturais. Após a limpeza, as equipes do Dmae utilizam um ultrassom para identificar possíveis problemas e realizar as devidas substituições.
ETE Uberabinha
A ETE Uberabinha, localizada no Distrito Industrial, é a estação responsável pelo tratamento de 98% do esgoto coletado em Uberlândia. Os outros 2% estão concentrados na unidade do bairro Ipanema e distritos. Atualmente, a estação tem capacidade de tratar o esgoto de uma população equivalente a 806.400 habitantes, sendo que sua capacidade total é para 889.260 habitantes.
A operação da estação foi iniciada em 2003 e passou por melhorias no período de 2010 a 2012, quando foi realizada a reforma de oito reatores anaeróbios, construção de mais quatro e uma central de desidratação de lodo. O Dmae conta também com outras seis ETEs (Ipanema, Marielza, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama e Miraporanga).