Ivan Santos – Jornalista
Muita gente diz que para ser prefeito de uma cidade grande com grandes problemas sociais e em forte crescimento demográfico como Uberlândia é preciso ter experiência na administração pública.
Esta é apenas meia verdade. Na prática, o prefeito de uma cidade como Uberlândia precisa ter capacidade administrativa e apoio político para governar. Precisa ter, antes de tudo, apoio partidário para escolher uma equipe de pessoas habilitadas a administrar serviços públicos complexos. Escalar um incompetente para administrar saúde e outros complexos serviços sociais levará a administração à breca.
Entre os pre-candidatos a prefeito de Uberlândia, o que tem mais experiência política é o deputado estadual Leonídio Bouças que já foi vice-prefeito da cidade e está na Assembleia Legislativa, com bom desempenho, há mais de 20 anos. Outro experiente é o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira, que está com o atual prefeito há oito anos e conhece todos os serviços públicos do município.
Os outros dois pré-candidatos são destaque não área legislativa, sem passagem pela administração da prefeitura: a deputada federal Dandara começou como vereadora e se elegeu deputada federal. Ela conta com a estrutura municipal do PT para montar a administração caso seja eleita. O deputado estadual Cristiano Caporezzo, como Dandara, só tem experiência legislativa e também começou como vereador. Os quatro pré-candidatos a prefeito de Uberlândia têm experiência política para exercer bem o mandato de prefeito. Só lembro aqui o título de um livro clássico do saudoso Joelmir Betting: “Em política, na prática, a teoria é outra”.
Lembro aqui que experiência administrativa nunca foi sinônimo de boa gestão. Há elementos de “primeira viagem, executivos e legislativos que já fizeram bom trabalho e outros, com muitos anos de experiência legislativa se revelaram administradores medíocres.
Se quisermos uma sociedade democrática é preciso pensar que para fortalecer o processo sucessório recomendado pela democracia, é preciso fazer novas experiência e por isto os eleitores de Uberlândia, na eleição deste ano, terão a oportunidade de escolher um, entre os quatro possíveis candidatos para governar a cidade. Todos eles estão bem qualificados.