Treinamento voltado prioritariamente a assistentes sociais de secretarias municipais e OSCs parceiras será quinzenal e online; na abertura, teve palestra do músico e empresário Leo Chaves, autor do livro “A grande arte de se reinventar: as 7 habilidades que podem mudar sua vida”
Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Com o compromisso de garantir à população um atendimento cada vez melhor e mais eficiente, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta semana, o Ciclo de Capacitação do Serviço Social. Voltado a assistentes sociais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e das organizações da sociedade civil (OSCs) parceiras, o treinamento contará com encontros quinzenais, promovidos por meio de plataforma virtual e turmas pela manhã e à tarde.
Para marcar a abertura do projeto, os colaboradores do setor participaram, na noite desta segunda-feira (17), de uma palestra no Teatro Municipal. Representando o prefeito Odelmo Leão no evento, estavam presentes o vice-prefeito Paulo Sérgio, e a primeira-dama e deputada federal, Ana Paula Junqueira Leão. Durante o encontro, o músico, escritor e empresário Leo Chaves abordou o tema do livro de sua autoria “A grande arte de se reinventar: as 7 habilidades que podem mudar sua vida”.
“A assistência social está presente praticamente em todos os serviços municipais, sendo de fundamental importância para a boa qualidade dos trabalhos”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
Com o Ciclo de Capacitação do Serviço Social, o Município busca ampliar o suporte oferecido aos profissionais que estão na porta de entrada das unidades de saúde, valorizando as equipes e aprimorando estratégias de comunicação. No decorrer das aulas, serão trabalhadas questões relacionadas à rotina, como mediação de conflitos, comunicação não violenta, escuta qualificada, fluxo de atendimento, orientações sobre benefícios assistenciais e acolhimento à população, entre outros.
A assistente social Núbia Nascimento trabalha no setor há mais de 20 anos e ressaltou a importância da constante atualização profissional. “Lidamos constantemente com novos desafios e precisamos sempre nos reinventar para ampliar a presteza dos nossos serviços”, disse.
O primeiro treinamento será realizado no dia 19 de junho com o tema “Conhecendo a Rede: Benefícios ofertados pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras)”. A palestrante convidada é a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Elma Rodrigues dos Santos Martins. As atividades seguirão até agosto.
Confira a seguir a programação completa:
19/06: “Conhecendo a Rede: Serviços e Benefícios Sociais ofertados pelo Cras”, com a assistente social Elma Rodrigues dos Santos Martins
03/07: “Fluxo referente a Violências dos Ciclos de Vida”, com a psicóloga Nayara Rodrigues de Oliveira
17/07: “Boas práticas no Pronto Socorro UAI”, com a assistente social Mayra Bassoli de Moraes
31/07: “Comunicação Não Violenta”, com a psicóloga Débora Cristina Joaquina Rosa
14/08: “Fluxos referente aos Ciclos de Vida”, com a enfermeira Roberta Bernardes da Silva