Halterofilista Lara Lima, da Futel/CDDU/Praia Clube, levantou 109 kg na disputa pela categoria ‘Até 41 kg’

Divulgação

A paratleta Lara Lima, da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio de parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris na manhã desta quarta-feira (4). A halterofilista de 21 anos ficou com o terceiro lugar após levantar 109 kg na disputa pela categoria “Até 41 kg”. Completaram o pódio a chinesa Cui Zhe (1º lugar) e a nigeriana Esther Nworgu (2º lugar).

“Graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, Lara Lima se tornou um dos principais nomes do halterofilismo paralímpico mundial e, mais uma vez, teve um desempenho memorável em uma competição internacional. Parabenizo à paratleta pela conquista da medalha e por representar tão bem o nosso país e a nossa cidade em Paris”, disse o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Divulgação

A paratleta

Lara Lima nasceu com mielomeningocele, doença que afeta a espinha dorsal, e artrogripose, que limitou os movimentos de seus membros inferiores. A paratleta é uma das mais jovens dos Jogos Paralímpicos de Paris e treina na academia de halterofilismo do Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.

Entre as suas conquistas estão: medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, medalhas de ouro, prata e bronze no Mundial de Dubai 2023, ouro na Copa do Mundo de Dubai 2022, ouro no júnior e bronze no adulto na etapa de Tbilisi da Copa do Mundo 2021 e prata nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.

Representantes em Paris

Além de Lara Lima, a Futel/CDDU/Praia Clube é representada nos Jogos Paralímpicos de Paris pelos halterofilistas Caroline Fernandes, que compete neste sábado (7), Mateus Assis e Tayana Medeiros, que competem no domingo (8). A equipe também tem um representante na bocha, o paratleta Mateus Carvalho, que faz jogos desde o último sábado (31), acompanhado pelo assistente esportivo Oscar Carvalho e pelo treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel.

No atletismo, Rodrigo Parreira – da equipe formada pela parceria entre Futel e Praia Clube – competiu na segunda-feira (2) na prova de salto em distância e ficou na 6ª colocação, ao alcançar a marca de 5,60 metros.