Melhoria estrutural mostrou eficiência durante a tempestade do último sábado (28), reduzindo o impacto das precipitações na região

Divulgação/Dmae

O sistema de drenagem pluvial do setor Leste de Uberlândia acaba de ganhar mais uma melhoria estrutural. Para ampliar a retenção da água da chuva, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) interligou e expandiu com serviços finalizados em setembro deste ano, a capacidade dos quatro bolsões localizados na rua Pai Nosso, no Morumbi.

Nos últimos dois anos, o sistema de drenagem do bairro recebeu diversas melhorias. Entre as principais estão a construção de 1 mil metros de redes de grande diâmetro na rua das Parteiras e na avenida Felipe Calixto Milken, prolongamento de 80 metros de rede na rua do Engenho, construção de 15 novos grelhões de captação, além da instalação de 70 metros de ramais, 12 bocas de lobos duplas, 16 poços de visitas e 6 caixas de passagem.

“A Prefeitura de Uberlândia, sob gestão do prefeito Odelmo Leão, não tem poupado investimentos para reduzir os impactos dos temporais em nossa cidade e a melhoria no sistema de drenagem do Morumbi está entre esses compromissos. Temos conseguido avançar e garantir uma resposta estrutural cada vez mais rápida no caso de precipitações volumosas, como a que ocorreu no fim de semana”, explicou o diretor-geral interino da autarquia, Guilherme Marques.

Com o temporal atípico que atingiu Uberlândia no último sábado (28), os bolsões interligados passaram pelo primeiro teste de alto impacto. Mesmo com o volume acima de 50 milímetros registrado na cidade em cerca de duas horas, a estrutura mostrou eficiência na absorção da água para evitar e atenuar situações de alagamento em diversas vias.