Ivan Santos – Jornalista
Uma pesquisa do Instituto IPEC encomendada pela TV Integração sinaliza que a disputa para a prefeitura de Uberlândia só será decidida em segundo turno. O candidato colocado em primeiro lugar é Paulo Sérgio, do PP, apoiado pelo prefeito Odelmo Leão e pela deputada federal Ana Paula Junqueira Leão. Paulo Sérgio, segundo o IPEC, tinha no começo deste mês 43% de intenção de votos no primeiro turno de votação. A candidata do PT, Dandara apareceu em segundo lugar na pesquisa seguida de Leonídio Bouças com 25, Gilberto Cunha (PSTU) com 1% e Daphiny Preta (PRTB) também com 1%. Se este cenário continuar até o dia da eleição e for confirmado nas urnas, a decisão poderá ser no segundo turno entre Paulo Sérgio e Dandara ou Leonídio. Um candidato a prefeito em cidade com mais de 200 mil eleitores só se elege no primeiro turno se conquistar na primeira votação 50% dos votos do Colégio Eleitoral mais um.
As pesquisas foram feitas presencialmente, com pesquisados perguntando aos eleitores e anotando as respostas entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro corrente. A margem de erro, segundo o IBEC é de 3 pontos percentuais para mais ou par menos.
É também bastante significativa a rejeição que o IPEC identificou entre os candidatos. A maior rejeição levantada entre os candidatos foi para a candidata do PT, Dandara que ficou com 41%. Em seguida o candidato Gilberto Cunha ficou com a segunda rejeição: 25% seguido de Paulo Sérgio com 22%, Daphinhy Preta com 18% e Leonídio com 17%.
Este é o cenário levantado e descrito pelo IPEC (E-IBOPE) para a eleição majoritária em Uberlândia neste ano. Vamos esperar o resultado final até o começo da noite do próximo domingo.