Reunião da Compdec junto a secretarias municipais, órgão de segurança e instituições parceiras ocorreu na tarde desta terça-feira (15) no Centro Administrativo Municipal
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU
O prefeito Odelmo Leão se reuniu, na tarde desta terça-feira (15), com representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Uberlândia (Compdec), secretarias municipais, órgãos de segurança e diversas instituições parceiras para dar início à atualização do Plano de Emergência Pluviométrico (PEP). O encontro, no Centro Administrativo Municipal, integra as ações preparatórias para o período chuvoso 2024/2025.
“Nossa missão é trabalhar de forma consistente e integrada para reduzir danos e proteger a nossa população. Conto com o compromisso de todos para seguirmos cooperando nas ações de prevenção, intervenção e assistência. Portanto, a partir de agora, concito a todos envolvidos para um alerta em tempo integral com o objetivo de que atuemos em conjunto sempre que necessário”, disse o prefeito Odelmo Leão ao abrir os trabalhos.
Durante o encontro, o professor do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo Cezar Mendes, realizou uma explanação aos presentes sobre a previsão do clima da cidade e região para os próximos meses. “Está previsto para o período uma normal climatológica, com chegada tardia do La Niña e, até março, registros somados de até 900 milímetros de precipitações. Isso não significa que devemos ficar menos atentos aos eventos”, explicou.
Pela esfera municipal, a Compdec é formada pelas secretarias de Segurança Integrada, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Trânsito e Transportes (Settran), Planejamento Urbano, Desenvolvimento Social, Habitação, Governo e Comunicação, Obras, Agronegócio, Economia e Inovação, Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Além dessas pastas, a reunião desta quinta ainda contou com integrantes de órgãos como as Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig, Aena, Ecovias, Dnit, DER-MG, Laboratório de Climatologia da UFU, Sindicato Rural, 9ª Regional da Defesa Civil Estadual e 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro (36º BIMec).
Em breve, uma nova reunião sobre o Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) com foco no período chuvoso 2024/2025 será realizada para apresentação da nova cartilha. O documento é disponibilizado na íntegra no Portal da Prefeitura.