Novo tronco coletor vai beneficiar os setores Leste e Sul da cidade; paralelamente, Dmae segue com mais uma nova etapa de rede coletora no Córrego do Óleo

Divulgação/Dmae

A Prefeitura de Uberlândia avança nas obras de saneamento básico, sempre procurando aprimorar o serviço de qualidade oferecido à população e que torna a cidade destaque nacional no setor. O mais novo projeto contempla a ampliação da rede de esgotamento sanitário. A construção do coletor tronco de esgoto “Avenida Rondon Pacheco/Praia” já começou e envolve cerca de 1,6 mil metros de rede coletora entre o Centro de Tecelagem e a ponte do Praia Clube, beneficiando os setores Sul e Leste.
Nessa primeira etapa, as equipes da empreiteira contratada estão fazendo uma contenção no Rio Uberabinha para que, a partir do Praia Clube, a obra siga sentido à rua Triângulo Mineiro indo até a rua Ipanema, de onde subirá para a avenida Liberdade, finalizando na avenida Presidente Médici, no Morada da Colina. O empreendimento é realizado por meio da Secretaria Municipal de Obras com fiscalização do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Divulgação/Dmae
Córrego do Óleo
Ao mesmo tempo, outra obra do Dmae está beneficiando o setor Oeste da cidade: em mais uma etapa do coletor tronco do Córrego do Óleo, os trabalhos se concentram na manutenção da rede e, nos próximos dias, incluirão a construção de 3,5 km de novo coletor de esgoto na margem esquerda do córrego, partindo da avenida Mississipi, no Jardim Europa, até a rede coletora que fica à margem esquerda do Rio Uberabinha, no bairro Daniel Fonseca.
A melhoria vai reforçar a vazão do coletor já existente, viabilizando novos empreendimentos nessa região, atendendo bairros como Mansour, Jardim Europa, Chácaras Panorama, Canaã, Jardim Holanda, São Lucas, Planalto e Jardim das Palmeiras.

As obras nas dos troncos coletores avenida Rondon Pacheco/Praia e Córrego do Óleo integram pacote de infraestrutura em saneamento assinado pelo prefeito Odelmo Leão em 2023 e que já tornou uma realidade a adutora de água tratada Santo Inácio Canaã, as novas adutoras de água tratada interligando tanto a Câmara de Transição Capim Branco ao Centro de Reservação Alvorada quanto a adutora Sucupira com o Centro de Reservação São Jorge e o novo trecho de adutora interligando estrutura localizada na avenida Toledo ao Centro de Reservação São Jorge.
“Essas ampliações na infraestrutura de saneamento básico de Uberlândia reforçam a qualidade do serviço prestado à população e possibilitam melhores condições para a chegada de novos empreendimentos aos mais diversos bairros. Esse é o compromisso da gestão Odelmo Leão com o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade”, ressaltou o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende.