Parceria com a ONU promove inclusão e empregabilidade em turma com alunos de sete nacionalidades

A mensagem inscrita na fachada da sede do Governo de Minas, “Minas recebe de braços abertos quem trabalha e gera empregos”, reflete a iniciativa inovadora do Estado que, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), está garantindo a capacitação e certificação de imigrantes.

GOV. MG

Em outubro, o programa Minas Forma abriu uma turma exclusiva para esse público, ampliando o acesso à capacitação profissional e facilitando a inserção no mercado de trabalho mineiro.

O curso de Técnicas para Garçom é ministrado no Senac de Belo Horizonte e tem carga horária de 60 horas. As aulas são resultado de uma mobilização conjunta entre a Sedese-MG, Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), consolidando um modelo de integração social e econômica.

“Minas Gerais é plural em todas as suas dimensões. Abraçar e capacitar os imigrantes que moram no estado é uma medida que não apenas promove a inclusão e o acolhimento, mas fortalece a nossa economia e o mercado de trabalho”, explica a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.

A turma é composta por alunos da Argentina, Colômbia, Haiti, Marrocos, Peru e Venezuela, refletindo a diversidade cultural presente no estado. Das 20 vagas disponibilizadas por turma, 19 foram preenchidas. Uma das alunas é a haitiana Lydie Jean Pierre, que está no Brasil há sete anos e aproveitou ao máximo as aulas práticas.

“Acho que todo conhecimento a mais é melhor. Mesmo já tendo trabalhado na área, com o curso e o certificado vou ter mais experiência para conseguir novas oportunidades”, diz Lydie.

O curso não oferece apenas habilidades técnicas para atuação na área de serviços, mas também contribui para a inclusão social e a valorização das trajetórias de cada participante. O venezuelano Aníbal Zagastizabal explica que “o certificado é muito importante para o currículo e todos os detalhes ajudam na hora de conseguir uma vaga com carteira assinada”.

Minas Forma: inclusão e capacitação

O Minas Forma é um programa de capacitação profissional gratuito, pensado pelo Governo de Minas e executado pela Sedese-MG em parceria com o Senac. Com mais de 8 mil vagas disponíveis ao longo de 2024, o programa busca atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, como jovens entre 18 e 29 anos, mulheres acima de 40 anos e inscritos no CadÚnico.

O subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Sedese-MG, Arthur Campos, afirma que a iniciativa com os imigrantes reflete todo o programa. “A turma é como qualquer outra. O curso é gratuito, garante certificado e é uma demonstração do compromisso com aqueles que querem trabalhar e movimentar a economia de Minas Gerais”, explica.

A primeira fase do programa está focada nos setores de Turismo e Cultura, com 356 turmas distribuídas em 101 municípios. Os cursos, que têm duração entre 35 e 100 horas, garantem bolsa-auxílio entre R$ 210 e R$ 600, pagos semanalmente, de acordo com a carga horária e a frequência do aluno. Além disso, estão preparados para atender pessoas com deficiência, promovendo acessibilidade.

Entre as opções de cursos oferecidos, estão Técnicas Básicas para Garçom, Camareira, Ferramentas de Marketing Digital e Condutor de Visitantes, com turmas em cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros.

A inclusão de imigrantes no Minas Forma reforça o compromisso do governo com a inclusão social e empregabilidade, abrindo caminhos para a autonomia e segurança desses públicos vulneráveis.