Estado mais sustentável do Brasil traça meta intermediária para antecipar resultados da política de redução: diminuir 30% até 2030

O Governo de Minas se apresentou, nesta terça-feira (12/11), para a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29) com o cartão de visitas de estado mais sustentável do Brasil e o único do país que já cumpriu todas as etapas do processo da campanha global Race to Zero. Em Baku, no Azerbaijão, o governador Romeu Zema reforçou o protagonismo de Minas Gerais na pauta climática e, ainda, anunciou um novo compromisso global para a política de neutralização: a implementação de uma meta intermediária para atingir 30% de redução das emissões de CO2 até 2030.

GOV. MG

“Minas Gerais tem mostrado para o mundo que é possível crescer economicamente com sustentabilidade. Nós fomos o primeiro Estado da América Latina assinar o compromisso global Race to Zero, de neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050, e vamos chegar à meta intermediária de 30% até 2030 porque temos o governo e o setor produtivo trabalhando em conjunto”, afirmou Romeu Zema.

Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a COP é o maior fórum mundial de debates sobre mudanças climáticas, contando com representantes de mais de 190 países. Para 2024 a temática escolhida foi “In Solidarity for a Green World” (Em solidariedade por um mundo verde).

A comitiva mineira presente em Baku liderada pelo governador também conta com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, entre outras autoridades e parceiros.

Coalização

Na quarta-feira (13/11), Minas Gerais firmaliza adesão à Coalizão Subnacional para a Ação Contra O Metano (Smac), uma iniciativa do Estado da Califórnia que já tem adesão de mais de 150 países com vistas a redução das emissões de metano. A expectativa é a de que a parceria se torne um catalizador para atração de investimentos para a descarbonização da economia em Minas Gerais.

Embora o Governo de Minas já tenha desenvolvido o Plano Estadual de Ação Climática (PLAC-MG), com metas específicas para reduzir emissões de gases que provocam efeito estufa, inclusive o metano, a parceria com o Estado da Califórnia pode viabilizar a potencialização da implementação do PLAC por meio da troca de experiências técnicas bem-sucedidas na região, além do compartilhamento de tecnologias inovadoras para o aprimoramento dos processos produtivos nos setores que geram emissões de metano, tais como agropecuária e resíduos.