Classificação do Centro de Liderança Pública divulgada nesta segunda-feira (18) utiliza o banco de dados do Ranking de Competitividade agrupados sob os critérios de ESG e ODS
Divulgação
O compromisso da Prefeitura de Uberlândia, sob a gestão Odelmo Leão, com a qualidade de vida e segurança da população e transparência dos atos públicos colocou a cidade, novamente, no topo do reconhecimento nacional. Em divulgação feita nesta segunda-feira (18) pela organização suprapartidária Centro de Liderança Pública (CLP), Uberlândia aparece como a 1ª de Minas Gerais e entre as 10 primeiras do Brasil no Ranking de Sustentabilidade dos Municípios 2024, que avalia as gestões sob a perspectiva das políticas em torno da ESG- sigla em inglês para Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance)- e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).
“Um ranking como esse traz reconhecimento às políticas que temos implementado ao longo dos anos à frente da Prefeitura de Uberlândia. Estamos cuidando da nossa população de forma sustentável quando optamos por políticas que reduzem a emissão de carbono, como a PPP da Iluminação Pública e o Plano Municipal de Arborização, e quando buscamos oferecer saúde e proteção nos mais diversos segmentos, seja com mutirões de exames, ampliando estruturas de saúde ou lançando uma plataforma, como a de hoje, a ‘E-pets’, que é voltada à causa animal. Cuidamos das pessoas também quando modernizamos os canais de comunicação da Prefeitura e criamos o Plano Municipal de Integridade, que tornam mais transparente cada ação do serviço público. Esse é o nosso compromisso”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Com desempenho acima da média geral do país e da região Sudeste, Uberlândia (com índice 86,75) ocupa a 7ª posição nacional sob os critérios de ESG, estando à frente de todas as capitais. Na análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, está em 9º lugar do Brasil (com índice 74,34), à frente de 25 capitais, incluindo o Distrito Federal, e com destaque para a dimensão Saúde e Bem-estar (ODS 3), na qual performa, na 3ª posição geral, índice de 96,15, em uma classificação que vai de 0 a 100.
A base de dados utilizada pelo CLP é a mesma que a instituição emprega para construir o Ranking de Competitividade dos Municípios, no qual Uberlândia figura na 24ª posição da edição 2024. São 65 indicadores que, para o atual ranqueamento, estão agrupados nas três dimensões da ESG e dos 17 ODS.
18/11/2024