Ivan Santos – Jornalista

Os cinco anos de governo conservador no Uruguai, sob a liderança do presidente conservador, Lacalle Pou, não foram aprovados pela maioria dos uruguaios que ontem devolveram o poder á esquerda liderada por Yamandu Orsi.
O presidente eleito do Uruguai, um professor de História e político esquerdista de 57 anos, tomará posse em março do ano que vem e governará o Uruguai por cinco anos.
O presidente Lula, do Brasil, que é amigo do líder esquerdista Pepe Mojica, nas primeiras horas de hoje telefonou para Ortiz cumprimentando-o pela vitória e para reforçar os laços da esquerda na América Latina.
Os uruguaios que decidiram afastar o governa esquerdista, elegeram há cinco anos um político da direita conservador e viram claramente que ele privilegiou a elite nacional e deixou os pobres mais pobres. Comparando o que viram com o que esperam, os uruguaios decidiram confiar o governo do país, novamente à esquerda
Com Yamandu Orsi a esquerda do Uruguai voltará ao poder após passar cinco anos na oposição e ver que o governo conservador favoreceu à elite nacional e deixou os trabalhadores esquecidos. Orsi vai trazer ao poder no Uruguai velhos quadros políticos liderados até hoje pelo lendário guerrilheiro esquerdista, José Pepe Mojica.
Sem o domínio da direita no Uruguai, o governo conservador do presidente argentino, Javier Milei, que não vê o Brasil com bons olhos, ficará mais isolado e poderá buscar apoio no governo da direita Donald Trump dos Estados Unidos, a partir do ano que vem. Os governos da direita conservadores não contam com um futuro radiante na América Latina.
Política, como dizia o saudoso governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, é como nuvem que muda de formato de um momento para outro. No Brasil a direita conservador governou por quatro anos com Jair Bolsonaro, mas a esquerda retornou com a eleição de Lula que hoje governa o País. Em 2026 os eleitores do Brasil terão novamente um momento para eleger novo presidente. A vontade da maioria do povo decidira em 2026 quem será o presidente do Brasil por quatro anos. A democracia garante um governo escolhido pela maioria do povo. Garante também uma oposição que através do Congresso fiscalizará o governo. Democracia não é uma forma de governo perfeita, mas é melhor do que uma ditadura da esquerda ou da direita.