No 2º ano do ensino fundamental, estudantes chegaram a 77% em 2024; programa é desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, junto a parceiros, desde 2022
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU
A Secretaria Municipal de Educação apresentou, na tarde desta quinta-feira (12), o balanço da edição 2024 do “Pacto pela Alfabetização”, programa lançado há dois anos pelo prefeito Odelmo Leão para garantir a alfabetização adequada dos alunos da Rede Municipal de Ensino até o 2º ano do ensino fundamental. Conforme os dados analisados, a proficiência dos estudantes do 1º e 2º anos superou os resultados obtidos em 2023, comprovando o avanço educacional possibilitado por essa política pública.
“No acompanhamento feito lá atrás, quando ocorreu a pandemia, identificamos as consequências que todo aquele cenário de restrição poderia ter na aprendizagem de nossas crianças e planejamos uma ação para ser implementada em nossas escolas municipais tão logo pudéssemos retornar com segurança às salas de aulas. Foi o que aconteceu e, desde 2022, desenvolvemos o ‘Pacto pela Alfabetização’ nas unidades de ensino, com um aproveitamento cada vez melhor para os estudantes. É um ganho para a formação dos nossos alunos e para o futuro de todos”, celebrou o prefeito Odelmo Leão, que também foi homenageado durante o evento junto a colaboradores das escolas que participam da avaliação.
Apenas em 2024, 57 escolas municipais foram incluídas na iniciativa, possibilitando estender os benefícios a 10.660 estudantes. Os alunos do 1º ano conquistaram 75% de proficiência, superando os 68% alcançados em 2023. Já os estudantes do 2º ano obtiveram 77% de aproveitamento das habilidades para essa etapa escolar, ultrapassando os 74% do ano passado.
Além do “Pacto pela Alfabetização” para o 1º e 2º anos do ensino fundamental, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu o Programa Fortalecimento da Aprendizagem junto aos estudantes do 3º ao 9º ano do ensino fundamental para recompor as aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática. Ao longo do ano, mais de 3 mil alunos puderam aprimorar o conhecimento nos dois componentes curriculares.
Pacto pela Alfabetização
A implantação do Pacto pela Alfabetização na Rede Municipal de Ensino foi anunciada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro de 2022 e envolve acordo de cooperação firmado pela Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Projeto de Vida (de Uberlândia) e o Instituto Raiar (de Brasília). O programa atende os preceitos da Política Nacional de Alfabetização (PNA), que visa elevar a qualidade da alfabetização, combater o analfabetismo em todo o território brasileiro e promover práticas de alfabetização mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e escrita em todo o país.
A metodologia aplicada faz uso de material didático estruturado e acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem quando necessário. O Pacto também oferece formação aos professores e gestores, bem como qualificação dos processos de aprendizagem e incentiva a atuação em rede com a união da comunidade escolar pelo ideal de uma educação em constante melhoria.