Durante a solenidade, que teve a participação do vice-governador, foram agraciadas 67 personalidades que contribuem com a prática de proteção e defesa civil no estado

O vice-governador Professor Mateus participou, nesta quarta-feira (18/12), na Cidade Administrativa, da solenidade de entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil e celebração de 47 anos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG).

A comenda, instituída em 1984 e entregue anualmente, homenageia pessoas e instituições que, por sua atuação, contribuem para o desenvolvimento das atividades do sistema de Defesa Civil. Neste ano, 67 personalidades foram agraciadas.

Ao saudar os homenageados, Professor Mateus lembrou do papel de cada cidadão na promoção da Defesa Civil.

“A Defesa Civil somos todos nós, e é essa afirmação que precisamos carregar conosco como uma verdade capaz de efetivamente construir um caminho para que vidas sejam salvas, para que a natureza seja protegida e para que o patrimônio seja preservado”, enfatizou Professor Mateus.

A oradora oficial da solenidade que marcou as comemorações do Dia da Defesa Civil no Estado foi a presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Renault.

“É muita responsabilidade ser a oradora em nome de tantas pessoas tão comprometidas com a Cedec. Ao chegar ao Servas, em janeiro de 2023, em meio ao SOS Chuvas, que agora se chama SOS Águas, logo percebi o quanto o Servas e a Defesa Civil se encontram ligados pela convergência de suas missões”, afirmou.

Entre os agraciados com a medalha está o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, representantes do Poder Judiciário estadual, autoridades e comandantes das Forças de Segurança, secretários, deputados, servidores, entre outros.

“Hoje nós celebramos a união de esforços, a integração de diversas áreas e a construção de uma rede de proteção que garante a segurança e o bem-estar de toda a nossa população. A Defesa Civil não é apenas um órgão, mas um movimento que permeia todas as esferas da sociedade, mobilizando desde governantes até cada cidadão”, salientou o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil, Paulo Roberto Bermudes Rezende.

Cedec-MG

A Cedec foi criada em 1972, como um órgão colegiado, integrado por representantes de diversos setores da administração estadual, mas sem vinculação direta a nenhum órgão. A estrutura foi vinculada ao Gabinete Militar em 1977, assumindo o formato que tem hoje.
A atuação da Defesa Civil em Minas Gerais representa a integração e a força de todos os órgãos do estado e sociedade civil organizada, coordenados pelo Gabinete Militar do Governador.

Nos últimos três anos, mais de R$ 94 milhões foram destinados à estruturação das Defesas Civis municipais, com a entrega de 513 kits de viaturas, equipamentos e materiais de prevenção, beneficiando 494 municípios mineiros.

A Escola de Defesa Civil capacitou mais de 5 mil pessoas, entre 2023 e 2024, em temas como prevenção, resposta e reconstrução, com iniciativas como o curso de formação para Coordenadores Municipais em Proteção e Defesa Civil, curso de Especialização em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil (UFJF), programa Defesa Civil nas Escolas, e realização de seminários.