Ação foi executada por meio do Programa Buriti e recurso obtido junto ao CBH Rio Araguari; neste ano, outras três propriedades foram contempladas dentro da mesma proposta

Divulgação/Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Programa Buriti, entregou, nesta terça-feira (17), mais uma área em processo de recuperação no setor rural de Uberlândia, com o plantio de um número de espécies nativas do cerrado plantadas superando a casa de 10 mil e aproximadamente 8,2 km de cerca instaladas na área de preservação próxima ao Rio Uberabinha. Com recursos obtidos junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH) e repassados via Associação Multissetorial de Usuários de Bacias Hidrográficas (ABHA Gestão de Águas), a ação beneficiou, desta vez, a Fazenda Experimental Capim Branco, que é gerida pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
“O Dmae está atuando estrategicamente em cima da recuperação do corpo hídrico que recebe o efluente tratado da cidade de Uberlândia. A escolha dessa propriedade, na época que escrevemos no projeto, foi pensando exatamente nisso”, afirmou o coordenador da Gerência Ambiental do Dmae, Celismar Costa.
A área beneficiada integra projeto do Dmae aprovado pelo CBH em janeiro de 2023. A proposta contempla também outras três propriedades situadas na Bacia do Rio Araguari (uma em Uberlândia e duas em Uberaba). Entre esses três locais, foram distribuídas 13 mil mudas e o plantio foi realizado de janeiro e abril deste ano.
O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, reforçou a importância da parceria junto à Prefeitura de Uberlândia e Dmae para as ações de sustentabilidade. “Por ser uma escola, nós temos aqui os nossos estudantes de diversas áreas do conhecimento, que usam esse espaço como laboratório, acompanham e têm, portanto, uma formação ambiental compatível com as necessidades do Brasil.”

Programa Buriti

O Programa Buriti, desenvolvido e executado pela Prefeitura de Uberlândia por meio do Dmae, possui a finalidade de proteger e recuperar as Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) localizadas nas bacias dos Rios Araguari, Uberabinha e do Ribeirão Bom Jardim, com o objetivo de garantir água suficiente e de qualidade para o abastecimento público de Uberlândia e de suas atividades rurais.
Desde 2008, ano em que foi criado, já executou o plantio de 573 mil mudas nativas, cercando aproximadamente 702 mil metros lineares. Com estas ações, aproximadamente 7,6 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) foram preservados.