A partir de agora, profissionais e empregadores terão como referência imóvel localizado na praça Tubal Vilela, 60, Centro; na antiga sede, espaço será agregado ao Centro Profissionalizante Lagoinha, que já funciona no mesmo endereço

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

O prefeito Odelmo Leão inaugurou, nesta terça-feira (17), a nova sede do escritório local do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que está sob gestão municipal há quatro anos. O imóvel fica na praça Tubal Vilela, 60, Centro, e a previsão inicial é que receberá candidatos e empregadores a partir de 6 de janeiro de 2025. Além disso, o local também passa a contar com um espaço voltado à Secretaria Municipal da Juventude. Ainda durante o evento, foi apresentado o segundo veículo do projeto Busão Social, possibilitando a ampliação da capacidade de atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio do serviço itinerante.
“Desde que assumimos a administração do Sine, em agosto de 2020, a unidade Uberlândia tem se posicionado como a 1ª de Minas Gerais em oferta de vagas. Isso reflete o trabalho que temos feito na captação de oportunidades de trabalho e a confiança que conquistamos junto aos trabalhadores e empreendedores por meio de ações como as feiras de oportunidades e o Sine Itinerante, que, neste ano, levou serviços do setor às unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Nesses quatro anos, fizemos mais de 200 mil atendimentos a trabalhadores e empreendedores e intermediamos a inserção de quase 20 mil pessoas no mercado de trabalho, isso sem falar nos encaminhamentos para capacitações profissionais que o Município também oferece. Que essa nova sede possibilite a continuidade desse legado de compromisso com a população”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Novo Sine

Para viabilizar a nova sede do Sine Uberlândia, a Prefeitura obteve do Governo de Minas Gerais a cessão do imóvel, que fica ao lado da Escola Estadual Bueno Brandão. As tratativas foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social junto à Coordenação de Patrimônio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG). A estrutura também passou por adequações com recursos próprios do Município no valor de R$ 568,8 mil.
As salas foram adaptadas para atendimento ao público e houve reforma do teto, pintura, substituição de portas, instalação de novas janelas e a colocação de uma nova camada de cimento no chão. Os trabalhos foram executados pela empresa Trium Construtora Ltda, vencedora do processo licitatório.
Na nova unidade, o Sine seguirá no mesmo de atendimento, estando disponível ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com os seguintes serviços: encaminhamento para vagas de emprego, orientação profissional, elaboração de currículo, postagem de seguro-desemprego, informações sobre a carteira de trabalho digital, atendimento ao empregador com a captação e administração de vagas de emprego, bem como salas exclusivas para realização de processo seletivo. O espaço anterior, que era dividido com o Centro Profissionalizante Lagoinha, será utilizado na ampliação da oferta dos cursos de capacitação gratuitos oferecidos pela gestão municipal.

Novo espaço da Secretaria Municipal da Juventude

O imóvel na praça Tubal Vilela também terá uma área reservada à sede da Secretaria Municipal da Juventude. Serão três salas destinadas à pasta, que já foi instalada no novo endereço.
Busão Social agora com dois micro-ônibus
Outra novidade anunciada pelo prefeito Odelmo Leão nesta terça foi a ampliação da capacidade de atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio do projeto Busão Social. Um novo micro-ônibus foi apresentado e, dessa forma, o serviço itinerante passará a contar com dois veículos para levar as ações do setor para as cinco regiões da cidade, como cadastramento e recadastramento no CadÚnico, inscrição no Bolsa Família, orientações para obter Benefício de Prestação Continuada (BPC), carteirinha do idoso interestadual, isenções para registro de certidões de nascimento, casamento e de óbito e a tarifa social do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Iniciado em maio de 2021, o projeto Busão Social já visitou quase 200 locais entre a área urbana, zona rural, loteamentos, assentamentos, conjuntos de chácaras e Distritos. Os veículos possuem elevador, toldos, cadeiras e mesas, além de estarem devidamente identificados.