Jos C. Martell- Advogado e professor – Espirito Santo do Pimhal – -SP
1 – Em algum lugar, neste blog, deixei claro que, dentre os seus objetivos, um era o de deixar transcrito um acervo que possuo do mais variado material escrito, seja por mim ou por terceiros. Deixar tudo isso, após minha morte, será apenas um estorvo para os meus pósteros, inclusive, e principalmente, para meus filhos, que teriam grande dificuldade em inutilizá-lo. Uma prova é de alguns escritos de minha falecida esposa, que guardo há alguns anos, sem coragem de inutilizá-los. Então, à medida em que for transcrevendo-os aqui, irei descartando-os. Se Deus quiser, ainda terei vida pra deixar minhas prateleiras vazias.
Obs. 2 – (Escrevi o que acima se contém há mais ou menos um ano. Agora, março de 2020, com a reclusão obrigatória a que fui submetido pela pandemia que nos assola, descobri que não conseguiria transcrever nem 10 % dos meus guardados. Então, desculpem-me meus “herdeiros”, mas terão que dar a destinação que lhes aprouver, no que sobrar)
Obs. 3 – Outra coisa que quero deixar claro, e já escrevi isso em algum lugar deste blog, é que nem tudo que publico é de minha autoria. O brocardo de que” nada se cria, tudo se copia” é uma grande verdade. Então, quando não mencionar o autor, o que escrevo sempre será fruto de leitura, conversas e memorização do que aprendi durante toda minha vida.
O PREFEITO PERFEITO Dezembro de2024
Dia destes, em rara conversa com o Sr. Prefeito eleito deste município de Espírito Santo do Pinhal (SP), Sérgio Del Bianchi Júnior, ele nos confidenciou que pretende, neste novo mandato, usar toda experiência adquirida e ao final, ser reconhecido, senão por todos, mas por grande parte da população pinhalense como o Administrador que conseguiu reconduzir Pinhal ao patamar do qual nunca deveria ter saído, em relação aos municípios vizinhos.
Nós, com respaldo de uma longeva vida, em que tivemos oportunidade de acompanhar dezenas de mandatos, dissemos-lhe que isso somente seria possível se saísse da MESMICE que acompanha os mandatos de bons prefeitos que o antecederam, inclusive o dele.
Inteligente que é, mesmo sabendo a resposta, perguntou-nos: – Mas o que é MESMICE?
– MESMICE Sr. Prefeito é dar ao habitante do município tudo que ele precisa nas áreas de educação, segurança, saúde, serviços públicos de boa qualidade e tudo o mais que um cidadão merece e deve ter.
Isso é MESMICE. Qualquer Prefeito que se preze tem que oferecer isso à população.
Isso não é mérito. É obrigação. Afinal o mandato lhe fora outorgado para isso.
Então o que é sair da MESMICE? É dar a cada cidadão pinhalense a oportunidade de realizar o seu próprio sonho.
Toda pessoa o tem. E isso não é diferente com o nosso cidadão. Ajudá-lo a realizar seu próprio sonho é sair da MESMICE.
Ele, o Prefeito Eleito, sabe como fazê-lo. Mas isso é impossível diriam os mais céticos.
Ledo engano. Se formos a fundo no assunto vamos ver que os sonhos de cada um, no mais das vezes, se sobrepõem aos sonhos de grande parte da população.
E eles estão inseridos em dezenas de AÇÔES que podem ser implementadas dentro do Programa de Governo, independentemente de verbas orçamentárias de que disponha.
Serginho tem em mãos, com participação dos partidos que o apoiaram e, eventualmente, de outros que queiram participar, de instrumentos pra fazer isso.
Pensando menos nos obstáculos e mais nas soluções, fará isso.
E colherá frutos que levarão Espírito Santo do Pinhal a se destacar, como município pujante e forte, como sempre fora.