Ivan Santos – Jornalista
Chegamos a portas de 2025 com muitas pessoas indignadas porque seus vizinhos se declaram defensores de outro partido da esquerda ou da direita. Numa democracia civilizada as pessoas se declaram apoiadoras de uma ideologia política e as outros que pensam noutra direção respeitam os adversários. Hoje, por causa de liberdade de dizerem verdades e abobrinhas nas redes socais, muitos partidários da direita veem os que se assumem como da esquerda como inimigos e vice-versa. Não consigo intender o que sentem os partidários de políticas raivosas.
Precisamos nos preparar hoje para a eleição federal de 2026 quando os brasileiros eleitores serão chamados para escolher novo presidente que governará por quatro anos, renovar a Câmara dos Deputados e 2/3 do Senado Federal. Vai ser uma eleição maiúscula e quem ganhar será empossado. Quem ganhar e quem perder será governado por um presidente. Não tem outra realidade. Quem se sentir derrotado terá que esperar quatro anos para fazer nova tentativa de eleger seu candidato. O importante é manter a democracia e respeitar as leis em vigor no País.
Em política civilizada não há inimigos a combater. Há adversários e com eles temos que conviver no mesmo espaço. Numa democracia vigora um princípio que não deve ser alterado: o meu direito vai até onde começa o direito do meu adversário. Quem não respeita os adversários não merece ser respeitado. Simples, assim é a democracia – o governo do povo escolhido pela maioria do povo.
Penso como você.Não há inimigos a combater, há adversários e temos que conviver com isto, aqueles que ganharem as eleições têm o pleno direito de tomar posse e assumir suas funçoesl Por isto é de suma importância que o processo eleitoral seja da maior transparência e que a contagem de votos seja pública, como manda a CF. E que o voto seja impresso, para que não haja dúvidas sobre o resultado eleitoral. Simples assim…