Ivan Santos – Jornalista
O destaque político neste ano á a discussão sobre o lançamento de um candidato à Presidência da República. No campo da esquerda o silencio domina porque todos os partidos esperam pela decisão do presidente Lula. Ainda não é possível prevencer se Lula será ou não candidato a reeleição. Embora com idade avançada, 80 anos, Lula continua a ser o maior líder da esquerda no Brasil.
Na oposição os partidos já se movimentam para viabilizar um candidato para enfrentar a esquerda no ano que vem. Neste momento alguns nomes da direita são comentados para enfrentar Lula ou outro nome outro candidato. Os nomes em destaque neste momento são os gos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos – SP), Ronaldo Caiado (União Brasil- GO), Ratinho Júnior (PSG- PR), Eduardo Leite (PSDB-RS), e Romeu Zema (Novo- MG). Os partidos que volitam em torno dos governadores nos Estados já conversam sobre o lançamento de um líder da Direita para enfrentar nas urnas em 2026 a máquina eleitoral comandada pelo Partido dos Trabalhadores.
Na imprensa conservadora o nome em destaque neste momento é o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Até hoje o governador de São Paulo parece disposto a tentar a reeleição no Estado mais importante da Federação.
O Bolsonarismo navega no limbo neste momento com o líder do movimento com os direitos políticos cassados. Durante todo este ano a esquerda bolsonaristas deverá movimentar-se no Congresso para aprovar uma anistia para o ex-presidente. Se o movimento conseguir o que deseja,
o ex-presidente Bolsonaro deverá ser o candidato da Direita para derrubar a esquerda e retornar ao poder. Este, pelo menos, é o cenário político do Brasil no início deste ano de 2025. No entanto, política é como nuvem que muda de formato de um momento para o outro. A nós resta observar com paciência o jogo dos partidos políticos.