Construções viárias beneficiaram a população local e trouxeram segurança e fluidez no trânsito; investimento em mobilidade urbana e realização de melhorias na cidade foram compromissos do Governo Odelmo Leão e marcaram a gestão municipal no período de 2017 a 2024
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Reafirmando o compromisso de garantir investimento em mobilidade urbana e melhorias na cidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizou nos últimos oito anos (2017 a 2024), período do terceiro e quarto mandatos do prefeito Odelmo Leão, uma série de construções viárias que beneficiaram a população local e trouxeram segurança e fluidez no trânsito. Dentro do programa municipal de infraestrutura e mobilidade urbana Uberlândia Integrada, foram concluídas 17 obras nesses dois ciclos.
No período de 2017 a 2020, referente ao terceiro mandato do prefeito Odelmo Leão, foram concluídas seis obras do programa Uberlândia Integrada 3. Em 2017, foram entregues o viaduto da rua Olegário Maciel sobre a avenida Rondon Pacheco, com 130 metros de extensão e 11 metros de largura e duas faixas para tráfego, e o prolongamento da avenida Balaiadas, entre os bairros Marta Helena e Nossa Senhora das Graças, até a rua República do Piratini. Ainda nesse ciclo, em 2018, foram inaugurados, entre outras obras (veja mais abaixo), o corredor de ônibus estrutural Leste (Segismundo Pereira), com 6 km de extensão, 11 estações de embarque e desembarque, e o Terminal Novo Mundo.
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Durante o quarto mandato do prefeito Odelmo Leão, no período de 2021 a 2024, foram concluídas mais 11 obras do programa Uberlândia Integrada 3. Em 2021, foram inaugurados a ponte Aldorando Dias de Souza (ponte do Praia), elevado sobre o Rio Uberabinha, com 256 metros de extensão, a implantação do trevo de acesso ao Sest/Senat no trecho urbano da rodovia BR-497, e o viaduto da rua Conrado de Brito, que ligou os bairros Custódio Pereira e Alto Umuarama. Em 2022, a Prefeitura de Uberlândia entregou, entre outras obras, o Terminal Augusta Maria Mendes Mota, no bairro Canaã, e a duplicação e drenagem pluvial da avenida Judeia, e a ponte sobre o rio Uberabinha, na avenida dos Mognos, no bairro Jaraguá.
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Ainda nesse ciclo, em abril de 2023, o prefeito Odelmo Leão entregou o maior viaduto da história da cidade, construído na avenida Nicomedes Alves dos Santos sobre a avenida dos Vinhedos, na região Sul, com 380 metros de extensão. E em 2024, também entre outras melhorias viárias, o chefe do Executivo municipal entregou, no dia 31 de agosto, aniversário de 136 anos de Uberlândia, a primeira parte da ampliação da malha cicloviária da cidade. A cerimônia aconteceu no trecho localizado em frente ao Centro Administrativo Municipal, na avenida Anselmo Alves dos Santos, o qual integra cerca de 11 km de extensão da pista exclusiva, que atende o setor Leste e também passa pelas avenidas Rui de Castro Santos, Sacadura Cabral e Dr. Vicente Salles Guimarães. Com o término das obras, a região se tornou mais interligada, além de se conectar com a ciclovia do setor Centro.