Ivan Santos – Jornalista
Alguns líderes religiosos nos Estados Unidos e no Canadá já usam a IA – Inteligência Artificial – para produzir sermões emocionantes que encantem os fiéis. Um pastor, após divulgar um serão gravado com a sua voz, explicou aos fiéis, sem nenhum rodeio: “O áudio que vocês ouviram agora pode ter soado com a minha voz, mas não era a minha voz. Foi produzido por uma Inteligência artificial usada por Deus para se comunicar com seus filhos na terra”.
Maravilha. O pastor deu a entender que Deus já não precisa usar um cérebro humano para se comunicar com seus filhos na Terra. Agora o Todo Poderoso pode se comunicar com seus obedientes fieis na Terra por Inteligência Artificial.
Para os exploradores da crendice humana ficou muito fácil criar belos discursos salvacionistas e manter os rebanhos de fiéis crentes nas mensagens produzidas artificialmente por Inteligência Artificial. As mensagens para a salvação podem agora serem produzidas em qualquer aldeia localizada no mundo e espalhadas para todos os viventes da Terra na língua o dialeto9 de cada povo. As igrejas salvacionistas ganham o mundo e poderão pedir o pagamento de um dizimo aos seus seguidores em qualquer canto da Terra.
Nos Estados Unidos cresce de um dia para o outro o número de líderes religiosos que usam a IA para se comunicarem com os fiéis. A nova moda ganha o mundo e deverá chegar no Brasil ainda no decorrer deste ano. Os modernos pastores contratam especialistas em IA para impulsionar seus discursos salvacionistas. Alguns já começaram a fazer pesquisa teológicas e até chatbots (programas de computador que simulam conversas humanas) para escrever e ditar sermões impressionantes que fala da vontade de Deus e manter fiéis atrelados à igreja pagando o dizimo todos os meses.
Ao longo dos séculos os pregadores usaram o rádio, depois a televisão e agora começara a usar a IA para conquistar mais fieis que paguem 10% do que ganham para a Igreja e sigam com a esperança de serem salvos para viver sem sacrifícios num céu de delicia comandado por um Deus Todo Poderoso.
A ética sobre o uso de IA para conquistar seguidores de uma igreja religiosa precisa começar a ser discutida no Brasil. Discutir essa ética é preciso, aqui, agora.