O Governo de Minas informa que a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, irá assumir a Presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com o principal objetivo de promover as adequações necessárias para viabilizar a adesão de Minas ao Propag.
GOV. MG
Com ampla experiência em gestão, sendo um dos principais cargos técnicos do Estado, Luísa Barreto terá como missão adotar medidas de valorização da empresa, em busca de uma justa avaliação de valor (valuation) para uma eventual federalização ou privatização. A Codemig, que tem a Codemge como acionista majoritária, é a empresa com o maior valor do governo estadual e, portanto, principal ativo para ser utilizado para abatimento da dívida de Minas com a União, com o objetivo de possibilitar a adesão ao Propag.
As boas práticas de gestão pública adotadas por Luísa Barreto à frente da Seplag já são de conhecimento dos mineiros e impactaram nas melhorias dos dados fiscais do Estado e de prestação de serviços ao cidadão. Seu papel foi fundamental diante da difícil situação financeira herdada de governos passados e seu trabalho essencial para o alcance do Equilíbrio Fiscal de Minas a partir de 2021.
Ela também teve papel de destaque na fechamento do Acordo Judicial de Brumadinho, que estabeleceu medidas de reparação aos danos socioeconômicos e socioambientais provocados pelo rompimento das barragens da Vale, em 2019. A medida foi tão bem-sucedida que serviu de modelo a ser utilizado na repactuação do Acordo de Mariana, que foi fechado em novembro de 2024, e se tornou o maior termo de responsabilização ambiental do mundo, garantindo justa reparação aos atingidos dessa tragédia.
Luísa Barreto permanecerá como secretária de Planejamento e deverá assumir a presidência da Codemge nas próximas semanas, após concluir o período de transição de sua sucessão. Após sua saída, quem irá assumir a Seplag será Sílvia Caroline Listgarten Dias, atual chefe de gabinete da pasta.
O governador Romeu Zema agradece a Sérgio Lopes Cabral pelo trabalho realizado à frente da Codemge/Codemig ao longo de mais de três anos e deseja êxito em seus novos desafios. Romeu Zema também agradece pelo trabalho de Luísa à frente da Seplag e deseja sucesso – a ela e a Sílvia – nas novas funções.