Durante a solenidade, chefe do Executivo destacou a importância da presença da instituição militar no estado

GOV. MG

O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (29/1) da cerimônia de passagem de comando da Capitania Fluvial de Minas Gerais, que nomeou o capitão de mar e guerra, Alessandro de Paula Lima, como novo capitão dos Portos de Minas Gerais.

Ele assume o cargo deixado pelo capitão Leonardo Carvalho de Lucena Navaes que comandou a instituição nos últimos dois anos.

Ao saudar o novo comandante, o governador reconheceu o trabalho realizado pela marinha em Minas.
“Nos últimos anos tivemos a consolidação da presença da Marinha no estado com a instalação de unidades em Furnas e no Triângulo Mineiro, tornando mais segura a navegação interna. Observando as notícias, não tenho visto mais acidentes fluviais em Minas Gerais com embarcações, afirmou Romeu Zema.

Marinha em Minas
A Capitania Fluvial de Minas Gerais, sediada em Belo Horizonte, e suas Delegacias Fluviais subordinadas (Pirapora, Furnas e Uberaba), tem o papel de fiscalizar e orientar os usuários quanto à navegação segura, à prevenção da poluição hídrica e salvaguarda da vida humana nos rios, lagos e represas de todo o estado.

A instituição está no estado desde 1926, quando o presidente Arthur Bernardes criou a Capitania dos Portos de Minas Gerais, reconhecendo a importância econômica para o país do crescimento da navegação no Rio São Francisco.