Objetivo é qualificar os profissionais para a identificação precoce dos sinais e reforçar a importância do acompanhamento dos pacientes e das estratégias de prevenção; atividade acontece em referência ao Dia Mundial de Combate à doença, celebrado neste mês de março

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle da Tuberculose, realizou, nesta sexta-feira (14), a capacitação dos agentes comunitários de saúde da rede municipal sobre os cuidados e a importância do diagnóstico precoce da doença. A atividade acontece em referência ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março.

Araípedes Luz – Secretaria de Comunicação/PMU

O evento foi realizado no auditório da sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e contou com a participação de aproximadamente 500 agentes. Com o tema “A importância do Agente Comunitário de Saúde no controle da tuberculose”, o foco foi qualificar os profissionais para a identificação precoce dos sinais da tuberculose e reforçar a importância do acompanhamento dos pacientes e das estratégias de prevenção.

Segundo André Luis de Moraes, referência técnica em controle da tuberculose no município, o agente comunitário é o grande elo entre a população e o sistema de saúde público. Por isso, a importância de reforçar com esses profissionais as informações sobre a doença. “Os agentes têm contato direto com a população da área de referência das unidades de saúde. Eles sabendo identificar sinais e notificando de forma precoce a equipe da unidade, além de reforçar com os pacientes que fazem o tratamento sobre a importância da continuidade até o fim, contribui para uma efetividade no acompanhamento e controle da doença, para que no futuro tenhamos uma redução da transmissão da doença”, explicou.

Araípedes Luz – Secretaria de Comunicação/PMU

Transmissão e sintomas
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa provocada por uma bactéria que ataca os pulmões e pode atingir também os ossos, rins e as membranas que envolvem o cérebro. A transmissão é feita de uma pessoa a outra. O principal sintoma é a tosse (seca ou com secreção, que pode ser muco ou sangue). Por isso, recomenda-se que toda pessoa que esteja tossindo por três ou mais semanas seja investigada. Febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga são alguns outros sintomas da tuberculose.

Após diagnóstico nas unidades de saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, todos os dias e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o profissional de saúde confirma a cura por meio de exames.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose presta ainda atendimento às pessoas que tiveram contato com os doentes. Fornece exames e medicação para prevenir o desenvolvimento da enfermidade.