Equipe da Secretaria Municipal de Saúde realiza visita técnica em Maceió
Visita faz parte do estudo técnico para implementação do Samu e UPA em Uberlândia; primeiro dia de visita na capital alagoana contou com a apresentação dos serviços pré-hospitalares e da central de regulação única

Divulgação/ Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Como parte das ações do estudo técnico para implementação do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no município, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde realizam, entre os dias 26 e 27, uma visita técnica a Maceió (AL). O objetivo é conhecer a estrutura e os serviços em saúde oferecidos na capital alagoana.

diretora da Rede em Atenção à Saúde, Karina Kelly de Oliveira. Nesta quarta-feira (26), os membros estiveram na sede do Departamento Estadual de Aviação (DEA) e também na Central de Regulação Única para conhecerem a estrutura do centro das operações aeromédicas. Também foram apresentados à comitiva o programa Salva Mais, da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SES-AL), e o sistema Fênix.

Divulgação/ Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

O Programa Salva Mais integra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), promovendo uma Central de Regulação Única (CRU) por meio do Sistema Fênix – uma plataforma de gestão operacional que realiza a integração do complexo de regulação pré-hospitalar do estado. A iniciativa busca garantir mais eficiência dos recursos, evitando duplicidade de ações em situações de emergência.

“Essa visita foi sugerida pela equipe técnica do Ministério da Saúde como parte das ações do estudo técnico para a implantação do Samu em Uberlândia. O modelo de central de regulação única desenvolvido em Alagoas é referência nacional e para nós foi um dia de muito aprendizado, principalmente porque nossa intenção é de implementar essa integração da regulação entre Siate, Samu e Corpo de Bombeiros”, detalhou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.

Para o segundo dia da visita, os membros da Secretaria Municipal de Saúde conhecerão o Complexo Regulador Estadual, a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Metropolitano de Alagoas e o Hospital do Coração Alagoano bem como o Programa Bate Coração.