Equipe da cidade goiana busca conhecer metodologias e inovações da autarquia para aprimorar o sistema de água e esgoto

Comunicação Dmae

Referência nacional em saneamento, Uberlândia segue recebendo a visita de órgãos ligados ao setor de tratamento de água e esgoto de diversas cidades do país. Nesta terça-feira (1º), a Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE) de Catalão (GO) esteve em Uberlândia para uma visita técnica ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O objetivo da iniciativa foi trocar informações e buscar os bons exemplos da autarquia, que é referência no setor no país, para aplicar em seu município e tornar a companhia de abastecimento mais sustentável.

A visita contou com a presença do superintendente da SAE Catalão, Rogério Pires, que fez questão de expressar a satisfação pela recepção. “Viemos em busca de conhecimento e da expertise de aplicação das metodologias e ações que o Dmae tem adotado em seu sistema de abastecimento. O departamento é uma referência nacional, e estamos aqui para aprender com essas boas práticas e aplicá-las em Catalão”, afirmou Rogério Pires.

Ele ainda destacou a importância da troca de experiências para enfrentar os desafios do setor. “A população precisa confiar no sistema de abastecimento e esgoto de sua cidade, e é isso que buscamos com a visita: conhecimento e ações que tragam mais eficiência para nosso município.”

Além disso, a equipe da SAE Catalão teve a oportunidade de conhecer as estruturas administrativas e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco. A diretora de Engenharia Estratégica da Saúde da SAE Catalão, Ágatha Cristine Florêncio, também fez questão de destacar o impacto positivo da visita. “Estamos muito satisfeitos com a recepção do pessoal do Dmae. Viemos para trocar ideias, observar as estruturas e aprender com a experiência de uma empresa tão bem-sucedida, que é referência no país. Nosso objetivo é aplicar as práticas que vimos aqui e, quem sabe, também estar entre as melhores de Goiás e do Brasil no setor de saneamento”, afirmou.

A visita é um exemplo da busca constante pela melhoria do setor de saneamento, visando não apenas a eficiência operacional, mas também a sustentabilidade e a confiança da população no sistema de abastecimento de água e esgoto. Com a iniciativa, o Dmae reafirma seu papel como modelo a ser seguido, não apenas em Uberlândia, mas também em outras cidades que buscam aprimorar seus sistemas e processos.