Diretores e equipe técnica conheceram a estrutura e modelo de gestão do tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos de Uberlândia, que é referência nacional em saneamento
Comunicação Dmae
Uberlândia é referência nacional em saneamento. O status faz a cidade receber, frequentemente, representantes de órgãos ligados ao setor de tratamento de água e esgoto de diversas cidades do país. Nesta quarta-feira (2), mais uma vez, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu uma visita técnica. Desta vez, foi de representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Lagoa da Prata (MG). A comitiva foi composta pelo diretor-geral do SAAE, Doutor Geraldo Júnior dos Santos, pelo diretor-geral adjunto, Daniel Marcondes Delfino, e por outros servidores da área técnica.
Pela manhã, os visitantes foram recebidos na sede do Dmae pelo diretor-geral da autarquia de Uberlândia, Rodrigo Lacerda, pelo diretor adjunto, Lucas José de Oliveira, pela diretora de Abastecimento de Água, Rejane Nunes, e pelo coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos, Arthur Rosa. Durante o encontro, foram discutidos os investimentos e as iniciativas implementadas pelo Dmae para aprimorar a gestão do saneamento básico na cidade.
Para Rodrigo Lacerda, essas visitas técnicas são fundamentais para compartilhar boas práticas e fortalecer a gestão eficiente do setor. “O Dmae colhe os frutos de anos de investimentos estratégicos. E continua trabalhando fortemente para a garantia da segurança hídrica e sanitária para a população. Como uma grande gestora, temos o compromisso com nossos contribuintes e, sendo uma referência, é essencial essa troca de experiências com outras companhias”, afirmou.
Após a reunião, a comitiva visitou o Núcleo de Cadastro de Rede, o laboratório de hidrometria e o Centro de Controle de Processos (CCP), além da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco. No período da tarde, conheceram as instalações do Aterro Sanitário.
Comunicação Dmae
O diretor-geral do SAAE de Lagoa da Prata, Geraldo Júnior dos Santos, destacou a relevância da visita e a qualidade da estrutura do Dmae. “Ficamos impressionados com a infraestrutura e a eficiência da gestão do Dmae. Viemos em busca de soluções e encontramos um modelo de referência para todo o estado de Minas Gerais e até mesmo para o cenário nacional. Estamos comprometidos em fortalecer essa parceria para a troca de experiências e aprimoramento de nossos processos”, afirmou.
Geraldo Júnior dos Santos também ressaltou os investimentos que o Dmae realiza para otimizar a prestação de serviços. “Os avanços tecnológicos implementados aqui são inspiradores. Nossa intenção é aplicar soluções semelhantes em Lagoa da Prata, visando a modernização e melhoria dos serviços de água e esgoto”, concluiu.
Nesta semana, a SAAE é a segunda empresa de saneamento a visitar o Dmae. Nesta terça-feira (1º), a Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE) de Catalão (GO) também esteve em Uberlândia para uma visita técnica em busca de boas práticas da autarquia para aplicar em seu município e tornar a companhia de abastecimento da cidade goiana mais sustentável.