Comitiva conheceu a estrutura e o modelo de gestão de água, esgoto e resíduos sólidos de Uberlândia, referência estadual e nacional no setor
Comunicação Dmae
Referência estadual e nacional em saneamento, Uberlândia recebe, frequentemente, representantes de órgãos ligados ao setor de tratamento de água e esgoto de diversas cidades do país. Nesta quarta-feira (23), novamente, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu a visita de gestores da Prefeitura de Brumadinho 9MG), que vieram conhecer de perto a gestão municipalizada dos serviços de saneamento básico da segunda maior cidade de Minas Gerais.
Participaram da visita os secretários municipais de Brumadinho de Governo, Guilherme Augusto Braga Moraes, e de Meio Ambiente, Daniel Hilário de Freitas, além do presidente da Empresa Pública Municipal Brumadinho Ativos S.A., Flávio Capdeville de Meira. Pela manhã, a comitiva foi recepcionada na sede do Dmae pelo diretor-geral, Rodrigo Lacerda, juntamente com a diretora de Abastecimento de Água, Rejane Nunes, e a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maria do Rosário dos Reis. Durante a recepção, os visitantes puderam conhecer diversos setores da autarquia e entender o funcionamento da gestão local.
Rodrigo Lacerda ressaltou a importância da troca de experiências. “O modelo público de gestão do Dmae serve como inspiração para outras cidades. Compartilhamos com os gestores de Brumadinho nossos desafios, conquistas e aprendizados ao longo dos anos. Ficamos felizes em contribuir para o processo de municipalização dos serviços em Brumadinho e estamos sempre abertos ao intercâmbio com municípios parceiros”, afirmou o diretor-geral do Dmae.
O secretário municipal de Governo de Brumadinho, Guilherme Augusto Braga Moraes, destacou a relevância da visita. “Estamos em Uberlândia por ser uma referência para Minas Gerais e para o Brasil. É raro ver um município de grande porte com uma gestão tão estruturada em todos os eixos do saneamento. Em Brumadinho, temos mais de R$ 300 milhões disponíveis para investir no setor, e buscamos replicar boas práticas. Uberlândia é exemplo em universalização, com 100% de água e esgoto tratados”, afirmou.
A programação incluiu visitas técnicas ao Núcleo de Cadastro de Rede, ao laboratório de hidrometria, ao Centro de Controle de Processos (CCP) e à Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco.