Levantamento foi feito no primeiro trimestre deste ano por meio de formulários preenchidos pelos usuários do órgão; no mesmo período, Superintendência registrou a realização de quase 1.800 acordos referentes a reclamações individuais e mais de 300 negociações de dívidas
Procon – Números Procon Primeiro Trimestre 2025.jpg
Secretaria de Comunicação/PMU
Pesquisa de satisfação realizada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia neste ano mostra que 97,5% dos consumidores avaliaram positivamente os serviços do órgão. A apuração é feita trimestralmente por meio de formulários preenchidos pelos usuários do Procon Uberlândia na sede do mesmo. Foram 129 respostas que avaliaram como excelente e 27 como bom no período de janeiro, fevereiro e março de 2025.
No ambiente virtual, na plataforma Google Meu Negócio, o órgão está avaliado com 4,3 estrelas em um patamar máximo de 5. No primeiro trimestre deste ano, foram 6.865 interações e 95 avaliações, sendo 89 delas de 5 estrelas.
Para o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz, esses números refletem a confiança dos consumidores nos serviços prestados pela Superintendência. “Nosso compromisso com a proteção e defesa do consumidor é fornecer o melhor acolhimento e os melhores resultados, seja no atendimento online ou no presencial”, afirmou.
Entre janeiro e março de 2025, o Procon Uberlândia também registrou o recebimento de 4.590 reclamações individuais. Desse total, foram celebrados 1.797 acordos. Nesses três meses, também foram realizadas 696 audiências. No mesmo período, foram computados 604 formulários de simples consulta, ou seja, pessoas que procuraram o órgão para receber orientação sobre alguma relação de consumo. No setor de negociação de dívidas, foram feitos 301 atendimentos, com 194 acordos.
Ranking
O Procon Uberlândia divulgou também o ranking de reclamações com as dez empresas com maior número de reclamações no órgão no período entre janeiro e março de 2025. Empresas de telefonia ocupam cinco das dez posições. Acesse o ranking completo aqui.
Em caso de dúvidas sobre qualquer produto ou para registrar reclamações, os consumidores podem contar com o serviço de atendimento do Procon Uberlândia. Basta ligar para o Disque Procon pelo número 151. Além disso, para abrir reclamações ou denúncias, o órgão disponibiliza gratuitamente o aplicativo Fale Procon Uberlândia, disponível para iOS e Android.
Números do Procon Uberlândia
Janeiro a março de 2025
Pesquisa de satisfação
161 formulários preenchidos
– 129 Excelente
– 27 Bom
– 3 Regular
– 0 Ruim
– 2 Em branco
Atendimentos:
– 4.590 reclamações individuais
– 604 simples consultas
– 301 negociações de dívidas
Jurídico:
– 1.797 acordos em reclamações individuais
– 194 acordos em negociações de dívidas
– 696 audiências realizadas