Iniciativa do Dmae integra a contrapartida social da obra do Sistema Capim Branco

Foto: Divulgação

Os primeiros alunos do curso profissionalizante de Eletricidade Residencial, oferecido pelo Projeto Formação Água Vida do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), concluíram a formação na última semana no Centro Educacional Supere. Com o domínio da teórica e da prática, os profissionais vão ter novas oportunidades no mercado de trabalho e de geração de renda. A iniciativa integra a contrapartida social da obra do Sistema Capim Branco.

Aurisio Pereira Lima conta que a experiência no curso foi muito gratificante e que gostaria de participar de outras aulas no futuro. “Os professores são muito dedicados e espero colocar em prática tudo que aprendi. Além de uma profissão, o curso traz dignidade e oportunidade de crescimento aos trabalhadores”, destacou.

O professor e engenheiro elétrico Enzo Latanza destaca que a turma se mostrou muito aberta aos conhecimentos necessários para sua nova jornada profissional. “Abordamos todo o conteúdo programático, passando por teoria da eletricidade até a execução de projetos elétricos. Quando terminamos, os alunos mostraram domínio, levantando dúvidas de problemas do dia a dia. Hoje, são eletricistas formados prontos para o mercado de trabalho”, ressaltou.

O Formação Água Vida é uma nova oportunidade que proporciona, por meio dos cursos gratuitos, acesso aos direitos básicos àqueles que nem sempre podem se dedicar a uma nova graduação. Para a diretora do centro educacional, Creusa Marlene Batista, a formação técnica é importante na esfera econômica e social. “A maioria dos participantes já era formada ou precisava encontrar novas formas de ganhar dinheiro para sustentar suas famílias e pagar suas despesas”, afirma.

Água Vida

O projeto Água Vida, contrapartida social do Sistema Capim Branco, tem realizado diversas ações de melhoria social e qualidade de vida para a população do entorno da obra. Dentre estas iniciativas, estão os cursos profissionalizantes em andamento no Centro Educacional Supere que abrangem os setores de saúde, administração, alimentação e manutenção. Entre as opções estão soldagem, gestão de controle de perdas, assistente administrativo, cuidador de idosos, etc.

Também já foi realizada a reforma da escola da comunidade da Tenda do Moreno, a delimitação das áreas de preservação permanente (APP) e respectiva revitalização com plantio de espécies nativas por meio do Programa Buriti nas propriedades do rio Araguari.